É êxito: Maria Cristina Peduzzi

bernadetealves.com
Maria Cristina Peduzzi, primeira mulher eleita Presidente do TST

No ano em que Brasília celebra seus marcantes 60 anos de história, o nosso site lança um novo espaço para homenagear figuras que contribuíram para a consolidação da capital federal. São personalidades marcantes do mundo da cultura, do esporte, do direito, da política, do empreendedorismo, da economia e tantas outras áreas de relevância social.

Para dar início a este quadro preparado com muito carinho, damos destaque à ilustre jurista, Maria Cristina Peduzzi. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em sua sólida carreira jurídica, foi Procuradora da República (1984), Procuradora do Trabalho (1992) e professora universitária da graduação e da pós-graduação em renomadas instituições (UnB, UniCeub, Mackenzie, IDP). Foi presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho entre os anos de 2002 a 2005, Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho de 2009 a 2013 e, ainda, Conselheira do CNJ no biênio 2013 a 2015. Autora de relevantes obras jurídicas, tais como “O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana” e “Tempo de Serviço no Direito do Trabalho”, recebeu condecorações de diversos Tribunais pela sua notória atuação profissional e acadêmica.

bernadetealves.com
Ministra Maria Cristina Peduzzi, primeira mulher eleita Presidente do TST

Maria Cristina Peduzzi, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho desde 2001, é êxito no cenário jurídico nacional. Em seu mais novo feito, foi eleita a primeira mulher Presidente daquela Corte para mandato que se inicia em fevereiro. Entrevistada pela Folha de São Paulo, em dezembro de 2019, e questionada sobre a importância de ser a primeira mulher a chegar à presidência do TST, respondeu que sente-se honrada por ser pioneira. “O principal é a mulher poder mostrar a todos que é capaz de exercer seu ofício, sua arte em absoluta igualdade de condições com os homens”.

Sua história de êxito é um exemplo de como a dedicação e a competência podem levar a grandes conquistas. Maria Cristina Peduzzi é uma inspiração para toda a comunidade jurídica, mas, sobretudo, para as mulheres que buscam a sua autonomia científica e institucional.