Distrito Federal vai ganhar sua primeira fábrica de automóveis

bernadetealves.com
Jipe Stark da CAB Motors

O Governo do Distrito Federal e a CAB Motors assinaram cessão de terreno para construção de fábrica de veículos  100% nacional no complexo industrial do Polo JK, localizado na cidade-satélite de Santa Maria. Além do apoio do GDF a visibilidade nacional, o hub aeroviário com acesso a todas as regiões, vindas constantes de governadores e prefeitos ao centro político e a presença das embaixadas, foram os pontos de interesse para que a montadora viesse para a capital.

bernadetealves.com
Governador em exercício Paco Britto assina Concessão de Direto Real de Uso de terreno no Polo JK

A Concessão de Direto Real de Uso (CDRU) de um terreno de 70 mil metros quadrados no Polo JK, em Santa Maria, foi assinada no dia 10 pelo governador em exercício Paco Britto, pelo presidente da Terracap, Izidio Santos e pelo presidente da CAB Motors Antonio Ferreira Souza, durante solenidade no Palácio do Buriti. A concessão do terreno é válida por 30 anos, podendo ser renovada por igual período. A Terracap receberá, por mês, R$ 92,2 mil pela cessão do imóvel.

bernadetealves.com
Presidente da Terracap Izidio Santos Júnior assina Concessão de Direto Real de Uso de terreno no Polo JK à CAB Motors

Nascida em Santa Catarina, com o nome TAC Motors do Grupo Ferreira Souza, a agora CAB Motors,montadora brasileira do jipe Stark chega a capital do país com a promessa de iniciar a construção da fábrica ainda em 2020,com expectativa de gerar pelo menos 420 vagas diretas de emprego. A montadora pretende produzir no local o modelo Stark Mountain, aparentemente uma versão modificada do jipe 4×4 que foi lançado anteriormente.

bernadetealves.com
Presidente da Terracap Izidio Santos, presidente da CAP Motors Antonio Ferreira Souza, e o governador em exercício Paco Britto, no Palácio do Buriti

O presidente da montadora, Antonio Ferreira Souza, disse que o governo do Distrito Federal tem demonstrado vontade de acolher empresas, gerar emprego e renda. Agradeceu o apoio e disse que a parceria é boa para todos.

bernadetealves.com
Secretário Valdetário Monteiro da Casa Civil acompanhado o discurso do presidente da CAB Motors, Antonio Ferreira Souza

“Três motivos nos levaram a vir à capital federal para abrir mais uma unidade: a receptividade do governo local, que abraçou nosso projeto; a logística, Brasília é um hub aeroviário para todo o País; e a visibilidade que a capital da República, que atrai pessoas do Brasil e do mundo, tendo em vista a presença do governo federal e das embaixadas na cidade”, disse Antonio Ferreira Souza.

bernadetealves.com
Presidente da CAP Motors Antonio Ferreira Souza

“Decidimos vir para o Distrito Federal a convite do governador Ibaneis e do Paco Britto. A posição geográfica da capital é indiscutível. O acolhimento do GDF em relação ao nosso projeto tem sido sensacional. Aqui, ele se torna nacional e internacional pelas embaixadas e a visibilidade que Brasília tem. Somos a única fábrica 100% nacional, com todo o projeto brasileiro, estrutura de chassi e carroceria nacionais”, declarou o presidente da CAB Motors Antonio Ferreira Souza.

O governador em exercício, Paco Britto, desejou boas vindas ao presidente da montadora e disse que a vinda da montadora confirma o empenho de todo o governo Ibaneis na geração de empregos e renda e de atrair  grandes investidores para o Distrito Federal. “Seguimos empenhados em melhorar as condições de vida e criar oportunidades para que a oferta de trabalho, diante do desemprego, seja minimizada”, declarou Paco Britto.

bernadetealves.com
Presidente da Terracap Izidio Santos Júnior

O presidente da Terracap, Izídio Santos Júnior, declarou que a concessão vai gerar emprego e renda para a cidade, além do investimento previsto, o que há de gerar um ciclo virtuoso na economia local. “Quero dar as boas-vindas, desejar sucesso e que outros negócios como este venham para Brasília. A Terracap está aberta a isso”, ressaltou Izídio Santos Júnior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A CAB Motors prevê investir R$ 200 milhões na construção da fábrica e na aquisição de suprimentos e equipamentos. Os veículos, do modelo Jeep, têm tração 4×4 e consumo de 13 km/litro. A proposta é direcionar 80% da venda para o segmento corporativo e 20% para o particular. O GDF fará um estudo para a aquisição de veículos pela Polícia Militar.

Fotos: Vinicius de Melo/Agência Brasília