É êxito: Darlan Rosa

Brasília é feita da união e da diversidade. A cidade é formada por pessoas de todos os recantos brasileiros. Aqui trabalham juntos, dividem espaços e construíram histórias de êxito como o nosso destaque deste domingo.
O mineiro de Coromandel, Darlan Manoel Rosa, chegou a Brasília em 1967 trazendo na bagagem o dom das artes. Iniciou seu aprendizado artístico em tenra idade com seu pai, um escultor de mármore e nunca mais parou.

Formado em publicidade atuou como desenhista e contador de histórias, em um programa infantil na TV Brasília, a emissora fundada junto com Brasília. O apresentador foi a sensação das crianças por vários anos como o Titio Darlan. O professor de arte no CEUB e na UNB, Darlan Rosa, contribuiu para a junção da memória, criatividade e arte de várias gerações.

Em paralelo às artes plásticas, Darlan publicou desenhos humorísticos na revista Status e integrou a equipe de planejamento e coordenou a programação visual das publicações editadas pelo Departamento de Documentação e Divulgação do MEC.

O pintor, escultor, desenhista, programador visual e professor tem uma trajetória artística memorável. Darlan Rosa fez várias exposições nas principais capitais brasileiras, na Bienal Internacional de São Paulo (1976) e em vários países como Alemanha, Canadá, Cuba, El Salvador, França, Jordânia, Moçambique e Palestina.

Suas esculturas esféricas são uma beleza a parte. O escultor e artista plástico Darlan Rosa, tem obras expostas em diferentes pontos turísticos de Brasília, como o Memorial JK, CCBB, Praça das Esculturas no Setor Hoteleiro Norte, dentre outras.
Darlan também é o criador do Zé Gotinha. Em 1980 o artista foi convidado pelo Unicef para desenhar o símbolo da erradicação da pólio. O boneco lúdico agradou em cheio as crianças e tornou-se o personagem símbolo das campanhas de vacinação no Brasil. Darlan Rosa também fez a campanha de erradicação do vírus em Angola.

Em 2017 o mineiro de nascimento e brasiliense de coração, Darlan Rosa, lançou o livro “Não é Verdade nem Mentira, é Arte” , em comemoração aos seus 70 anos de vida. O respeitado artista e professor foi homenageado pela PaulOOctavio em 2019 com o residencial Darlan Rosa na SQS 414.
Darlan Rosa mudou a paisagem de Brasília e de outras capitais do mundo com suas esculturas metálicas. Com mais de 500 obras produzidas ao longo de sua vida profissional, esse mineiro radicado em Brasília, que no dia 26 de janeiro completa 73 anos, conquistou um lugar de destaque nas artes da nossa capital e é referência no cenário internacional.

O escultor e artista plástico Darlan Rosa tem uma rica história pessoal e profissional para matéria prima de incontáveis reportagens. Ele é um exemplo de como dedicação e competência podem levar a grandes conquistas. É uma inspiração para as novas gerações e para quem vive a arte da vida. Darlan Rosa É êxito.