Estação Cidadania sai do papel para dar dignidade aos jovens do Sol Nascente

Na manhã desta segunda-feira, o ministro da Cidadania Osmar Terra, esteve no Sol Nascente, região administrativa do DF, acompanhado do senador Izalci Lucas, do secretário de Governo José Humberto Pires,do secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras e do administrador da cidade, José Goudim Carneiro, para avaliar o local onde será construída a primeira Estação Cidadania.
A construção da primeira Estação Cidadania será em um terreno de 20 mil metros quadrados, doado pelo GDF, na QNP 21, ao lado Centro Olímpico.Segundo o ministro Terra a construção deve começar ainda neste semestre com orçamento previsto de R$ 10 milhões. As Estações Cidadania são espaços destinados a serviços sociais, prática esportiva, cultura, arte, qualificação e formação profissional, além do combate à violência e às drogas.

“Esse é o primeiro passo. Hoje, eu trouxe a equipe técnica, que agora vai fazer algumas medições para adequar o projeto, que une esporte, desenvolvimento social, centro de convivência. Junta essas e outras propostas em um lugar só, nas maiores cidades e na área mais vulnerável”, disse o ministro Osmar Terra.
O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse que a parceria vai elevar a autoestima das crianças e dos jovens. ”O governo tem feito um esforço muito grande no sentido de fazer a infraestrutura da região mas também em cuidar dos jovens e das crianças que ficam aqui e muitas vezes não tem como ocupar o tempo. É um espaço fundamental para que essas manifestações da comunidade possam acontecer”, afirma o secretário de governo, José Humberto Pires.

O projeto Estação Cidadania é resultado de uma emenda parlamentar do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que foi aprovada pela bancada do Distrito Federal e incluída no orçamento deste ano. Além do Sol Nascente, mais oito cidades serão beneficiadas por este importante programa. São elas, Arapoanga, Itapoã, Estrutural, São Sebastião, Estância de Samambaia, Porto Rico, Santa Maria e Estância de Planaltina.

Para o senador Izalci, o Estação Cidadania vai mudar a história dos moradores das regiões contempladas pelo programa. “O intuito do projeto é oferecer atividades culturais, esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e às drogas e inclusão digital, para a comunidade em um mesmo lugar”, informou a senador.

