GDF ressalta a importância da luta contra a transfobia

bernadetealves.com
Vice-governador Paco Britto

O 29 de janeiro, Dia Nacional  da Visibilidade Trans, representa a luta cotidiana pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da identidade das pessoas trans, principalmente, no caso daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para ressaltar a importância da diversidade, o respeito, a identidade de gênero e a orientação sexual, o Governo do Distrito Federal , por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou uma cerimônia na manhã de hoje no Palácio do Buriti.

bernadetealves.com
Autoridades no Palácio do Buriti durante comemoração do Dia Nacional da Visibilidade Trans

O Salão Nobre do Palácio do Buriti foi palco da programação cultural, especialmente preparada com as cores rosa e azul, em alusão à luta contra a transfobia.

O vice-governador Paco Britto assinou o Termo de Compromisso referente à portaria que estabelece um protocolo de atendimento humanizado à população LGBTI no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal  junto com a deputada federal Érika Kokay, com o deputado distrital Fábio Félix e com o secretário substituto de Justiça e Cidadania, Maurício Antônio do Amaral Carvalho.

GDF ressalta a importância da luta contra a transfobia - Bernadete Alves
Vice-governador Paco Britto assina o Termo de Compromisso que garante mais dignidade para a população LGBTI

“Um dos papéis mais importantes de um governo é garantir que todos os cidadãos tenham seus direitos preservados, garantindo, assim, saúde, educação, segurança e cidadania às pessoas”, declarou o vice-governador  Paco Britto.

“Me alegra fazer parte de um governo que está garantindo dignidade aos cidadãos da nossa capital e me orgulha saber que o governo Ibaneis Rocha está dando um passo importante para garantir que as identidades de homens e mulheres trans, mais do que respeitadas, estejam sendo reconhecidas.”

Paco Britto disse que a solenidade visa assegurar um tratamento humanizado de jovens atendidos no Sistema Socioeducativo do DF. “É certo que não podemos ignorar a violência que a comunidade LGBTI ainda sofre no nosso país, e o GDF está junto nesse combate à discriminação”, completou.

bernadetealves.com
Deputada Federal Érika Kokay assina o Termo de Compromisso que garante mais dignidade para a população LGBTI
bernadetealves.com
Érika Kokay, Paco Brito, Maurício Antônio do Amaral Carvalho e Fábio Félix, apresentam o protocolo de atendimento à população LGBTI

A coordenadora de Diversidade LGBT da Sejus, Paula Benett, falou sobre as décadas de preconceitos enfrentados pela comunidade LGBTIs. “Estamos vislumbrando avanços na pauta. Mas é preciso avançar mais”, frisou.

bernadetealves.com
Paula Benett, coordenadora de Diversidade LGBT da Sejus

Participaram também do encontro o secretário substituto de Justiça e Cidadania, Maurício Antônio do Amaral Carvalho; a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, a deputada federal Érika Kokay, o deputado distrital Fábio Félix ; a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Mariana Távora; a delegada-chefe adjunta da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Cyntia Cristina de Carvalho e Silva; o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves; a escritora, atriz e professora Luana Morena, representante da população trans, dentre outros convidados.

bernadetealves.com
Vice-governador Paco Britto com a secretária Vanessa Mendonça e convidados durante solenidade no Palácio do Buriti