Lúcio encerra atividade da “geração penta” de 2002

bernadetealves.com
Zagueiro Lúcio se aposenta e encerra atuação da “geração penta” de 2002

O zagueiro Lúcio, 42 anos, se aposenta dos gramados dezoito anos depois da conquista da Copa do Mundo disputada no Japão e na Coreia do Sul, e com isso encerra a “geração penta” de 2002 comandada por Luiz Felipe Scolari. O brasiliense era o único jogador do penta em atividade.

Lúcio foi revelado pelo Guará, do Distrito Federal, e brilhou no Internacional do RS, em 1998 quando conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo promovido no mesmo ano ao elenco principal e por lá permaneceu até 2000, antes de ser vendido ao Bayer Leverkusen.

No Bayern de Munique jogou  por oito temporadas, até se transferir para o futebol italiano, onde primeiramente defendeu as cores da Internazionale; vindo ainda a jogar pela Juventus, antes de retornar ao Brasil para jogar no São Paulo e depois Palmeiras. Jogou no Gama até ir para o Brasiliense, onde encerra a sua brilhante carreira em Janeiro de 2020.

bernadetealves.com
Seleção Brasileira pentacampeã da Copa do Mundo 2002

Fizeram parte da “geração penta”, Marcos, Cafú, Roque Júnior, Lúcio, Edmilson, Roberto Carlos, Ricardinho, Gilberto Silva, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Dida, Belletti, Anderson  Polga, Kléberson, Júnior, Denilson, Vampeta, Juninho Paulista, Edilson, Luizão, Rogério Ceni e Kaká.

O técnico Felipão, depois de ganhar o penta, passou por Portugal, Chelsea, Bunyodkor e Palmeiras antes de voltar à seleção para disputar a Copa de 2014. Depois, treinou ainda o Grêmio e o Guangzhou Evergrande, da China. Seu último trabalho foi de novo no Palmeiras, onde conquistou o título brasileiro de 2018 e acabou demitido no segundo semestre do ano passado. Aos 71 anos, Luiz Felipe Scolari está no mercado à espera de um novo clube para comandar.

bernadetealves.com
Zagueiro Lúcio, o brasiliense pentacampeão da Copa do Mundo

Ronaldinho Gaúcho se aposentou em 2018 pelo Fluminense. Desde então se dedica a muitos negócios como mercado imobiliário, investimentos, corretora cambial, academia de futebol, camarote de carnaval, aplicativo, site de apostas e incubadora de start-ups. Isso além de eventos como lenda do Barcelona, palestras, garoto-propaganda em ramos como produtos fitness.

Ronaldo, protagonista do pentacampeonato de 2002, parou em 2011 quando jogava pelo Corinthians. Ele se dedicou a uma série de funções nos últimos anos, como dono de empresa de marketing esportivo e membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Hoje, além de eventos e palestras, é dono do Valladolid, clube da elite do Campeonato Espanhol. Ele comprou 51% das ações da equipe e trabalha como presidente.

bernadetealves.com
Seleção Brasileira Pentacampeã do Mundo em 2002

Denilson, se aposentar em 2010, no Kavala, da Grécia, aos 33 anos por problemas no joelho. Desde aquele ano, trabalha na Rede Bandeirantes como comentarista esportivo. Hoje é um dos principais integrantes do elenco do programa Jogo Aberto.

O goleiro Rogério Ceni parou de jogar em 2015, aos 42 anos,pelo São Paulo e resolveu se dedicar como treinador. Comandou o São Paulo em 2017, mas foi demitido no meio do ano. Na temporada seguinte, assumiu o Fortaleza, onde está até hoje, com uma breve interrupção no ano passado — decidiu ir para o Cruzeiro para tentar salvar o time do rebaixamento, mas voltou para o time cearense menos de dois meses depois.

Lúcio encerra atuação da "geração penta" de 2002 - Bernadete Alves
Zagueiro Lúcio se aposenta e encerra atuação da “geração penta” de 2002