Equinócio de Outono 2020 começa dia 20 de março
Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, cruza o equador celeste. No referencial da Terra, o Sol se move ao longo do ano sobre a Eclíptica, que se estende sobre as treze constelações que formam o Zodíaco incluindo a constelação de Ofiúco.
Equinócio de outono é um acontecimento astronômico que muda a incidência do Sol nos países da linha do Equador e marca a chegada do outono que nada mais é que um marco entre a transição do verão e o início do outono. O Início do Outono no Brasil acontece no dia 20 de março de 2020 exatamente às 00h50.
Este movimento de translação que a Terra realiza ao redor do Sol influencia as estações do ano e origina os Equinócios e os Solstícios. Enquanto que o Solstício marca o início do verão ou do inverno, o Equinócio determina o início do outono ou da primavera.

Nos três meses seguintes a esse fenômeno, a forma com que o sol ilumina os países próximos à linha do Equador (linha imaginária que divide o globo terrestre entre os hemisférios Norte e Sul), faz com que os dias e as noites tenham o mesmo período de tempo.Ou seja, o período iluminado e não iluminado da Terra duram, aproximadamente, 12 horas.
Gradualmente, os dias no outono vão se tornando mais curtos e as noites mais longas, pois a iluminação solar tende a ficar desigual pela inclinação na órbita do planeta.
O outono do Hemisfério Sul é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.
O outono não é uma estação bem definida em todo o planeta. As características podem variar de uma região para outra. As principais características observadas são: As condições climatológicas passam por mudanças rápidas. Por se tratar da transição de um período mais quente para uma estação mais fria, as temperaturas tendem a diminuir gradativamente.

As folhas de algumas árvores começam a mudar de cor por causa da diminuição da clorofila, já que com menos luz não ocorre a fotossíntese. Depois caem para que as árvores economizem energia já que ocorreu a diminuição da fotossíntese.
As noites começam a ficar mais longas e, por isso, os dias são mais curtos pela inclinação dos hemisférios em relação ao Sol.Os nevoeiros se formam pela condensação do vapor d’água no ar, resultado da umidade elevada e queda da temperatura.

O outono brasileiro apresenta características diferentes nas regiões do país, sendo mais perceptível em alguns lugares do que em outros.
Norte: apresenta temperatura homogênea nessa época do ano, com ocorrência de chuva no extremo norte e friagem no sul da região.
Nordeste: observa-se temperaturas constantes, diminuição dos períodos chuvosos no semiárido, e no norte e leste da região é comum a ocorrência de chuvas.
Sul: inicia-se a diminuição da temperatura pela formação de massas de ar frio. Geadas e nevoeiros tornam-se comuns, além da possibilidade de neve nas serras e planaltos gaúchos.
Sudeste: as quedas de temperatura ocorrem pela massa de ar frio vinda do sul, além da ocorrência de nevoeiros e geadas. O norte de Minas Gerais é marcado pela diminuição das chuvas.

Centro-oeste: nevoeiros são frequentes na região e pode ocorrer geada no Mato Grosso do Sul. Os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e uma parte de Goiás apresentam períodos de friagem pela diminuição brusca da temperatura. Brasília pode ter nevoeiro e noites frias.