Ibaneis pede apoio à China para conter avanço do Covid-19

O governo do Distrito Federal implantou ações de controle e de combate ao coronavírus antes da doença chegar em Brasília. Dentre as várias medidas tomadas estão a suspensão das aulas nas redes pública e privada, antecipação de férias escolares, interrupção do funcionamento de cinemas, teatros, academias e centros esportivos, teletrabalho e ponto facultativo para servidores do do GDF.
A evolução do coronavírus no território brasileiro tem sido rápida e a saúde pública não tem infraestrutura capaz de suprir às necessidades que se impõem. No Distrito Federal o primeiro caso foi diagnosticado em 5 de março e a paciente de 52 anos continua em estado grave. A situação do DF está se agravando. A Secretaria de Saúde registrou 82 contaminações do novo coronavírus, sendo 38 casos comunicados apenas neste 19 de março.

Em função deste quadro o governador Ibaneis Rocha solicita à China auxílio “de qualquer natureza” para o combate do novo coronavírus na capital. Além de orientações para evitar a proliferação da Covid-19, o governador pleiteia a doação de suprimentos e equipamentos médicos, além de indicações de empresas que possam colaborar na contenção da pandemia.

No Ofício encaminhado ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, Ibaneis Rocha elogia os esforços e destaca a capacidade das autoridades chinesas no enfrentamento do coronavírus no país asiático, assim como a solidariedade da China em cooperar com outros países que foram afetados com a doença.
O governador lembra da “tradicional amizade sino-brasileira” para conseguir ajuda da China, “tendo em vista a rápida evolução do número de casos registrados no território brasileiro”.
Além do ofício, houve contatos diretos com o embaixador da China no Brasil Yang Wanming.