Campanha de vacinação contra gripe começa dia 23 com idosos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe 2020, começa na próxima segunda-feira (23/3) das 8 h às 22 horas, nos postos de Saúde. A antecipação é para prevenir os riscos com a pandemia do novo coronavírus. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a primeira fase de imunização irá priorizar a população idosa, por ordem alfabética, e os profissionais da saúde até o dia 27 de março.
“Antecipamos a campanha porque a vacina deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza, milhares de vezes mais comuns que o coronavírus”, justificou o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta. “Se a pessoa avisa que foi vacinada [contra a gripe], isso auxilia no raciocínio do profissional de saúde, do médico pensar em outros vírus por trás de uma doença”, completou o ministro.

Com a pandemia do coronavírus, a campanha de vacinação da gripe no Distrito Federal traz novidades. O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, disse em coletiva on-line, que como alternativa para evitar aglomerações nos postos de atendimento e reduzir os riscos de contaminação pelo vírus causador da Covid-19, a Secretaria de Saúde adotou a modalidade de vacinação por drive-thru, sem que a pessoa precise sair do carro. “Os profissionais vão vacinar os idosos dentro do veículo, quando ele tiver a possibilidade de alguém o levar de carro”, afirmou o secretário Francisco Araújo.
23/3: Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E
24/3: Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J
25/3: Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O
26/3: Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T
27/3: Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z
Ao todo, serão 128 salas de vacinação distribuídas no Plano Piloto e em todas as Regiões Administrativas. Além disso, tendas serão montadas próximas aos postos de saúde para que a vacinação ocorra em ambientes arejados. Escolas também serão utilizadas na campanha, além de salas específicas destinadas à imunização de idosos, crianças e pessoas com doenças preexistentes tidas como agravantes em um quadro de Covid-19.

A Secretaria de Saúde estima vacinar 912 mil pessoas no Distrito Federal. Deste total, segundo a pasta, 203 mil são idosos. Ainda de acordo com a secretaria, 100 mil doses foram liberadas pelo Ministério da Saúde. As porções serão distribuídas entre as sete regiões de saúde do DF.
A vacina contra Influenza existe desde o ano 2000 e é uma vacina segura, produzida por laboratório nacional. Além disso, todos devem ficar atentos e confiantes com relação ao seu grau de proteção. A partir deste ano, adultos de 55 a 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde de todo o Brasil.
A segunda fase da campanha, começa em 16 de abril para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.
A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.