Papa alerta para os perigos do mundo virtual

bernadetealves.com
Papa alerta para os perigos do mundo virtual e pede que todos renovem a esperança

O Papa Francisco assegura que a presença incontrolada nas plataformas digitais pode afetar a qualidade das relações cotidianas e lança um olhar para as pessoas escravas das dependências.

O “drama do vício” não se refere apenas à dependência de drogas, álcool e cigarro, que continuam sendo as mais comuns na sociedade. Hoje, esse drama assume formas diferentes e novas: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o crescente uso de Internet, computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos está associado não apenas a benefícios para usuários, mas também a casos documentados de uso excessivo, que podem levar a diferentes vícios com consequências negativas para a saúde.

Diante desses “perigos do mundo virtual”, o Papa explica que, “apoiados pelo Evangelho da Misericórdia, podemos aliviar, cuidar e curar o sofrimento relacionado aos novos vícios”, por exemplo, através de prevenção, reabilitação e projetos de reintegração.

O pontífice a todas as pessoas que renovem as esperanças em mensagem transmitida pela TV pública italiana, às vésperas do início da Semana Santa. Francisco manifestou sua proximidade e o seu afeto a todas as pessoas que estão em isolamento domiciliar para evitar a propagação da doença, que já matou mais de 50 mil indivíduos no mundo inteiro.

bernadetealves.com
Papa alerta para os perigos do mundo virtual e pede renovação da esperança

“Se permitirem, gostaria de conversar com vocês por alguns instantes, neste período de dificuldades e de sofrimento. Eu os imagino em suas famílias, enquanto vivem uma vida incomum para evitar o contágio”, afirmou. O Papa ressaltou que este “é um momento difícil para todos” e se lembrou, por exemplo, dos doentes, dos que temem os impactos econômicos,dos profissionais de saúde, da imprensa, dos idosos e dos que vivem só.  “O silêncio das nossas cidades ressoará o Evangelho da Páscoa”.

A Rede Mundial de Oração do Papa, à qual são confiadas as intenções de oração, escolhem com quase um ano de antecedência os temas para cada mês. Mas em meio ao período de pandemia de coronavírus que estamos vivendo, a Rede lançou um vídeo extraordinário no dia 24 de março, em que o Papa pede para rezar pelos doentes e os que sofrem, e agradece também a “todos os homens e mulheres de boa vontade que rezam por este momento, todos unidos, sem distinção de tradição religiosa a que pertençam”.