Campânula : a flor que simboliza afeto e gratidão

bernadetealves.com
Campânula: a flor que simboliza  afeto e gratidão

Ao assistir o pronunciamento da Rainha Elizabeth II, no dia 05 de abril, percebi não só a sonoridade da voz de alguém de tem 93 anos como o vestido verde, símbolo de esperança e a cor da saúde como, também, as belas flores Canterbury Bells, colocadas estrategicamente na composição do cenário. Como fiz televisão por muitos anos percebi o recado que a soberana do Reino Unido quis passar: esperança, afeto e gratidão.

As flores Canterbury Bells, preferidas da rainha Elizabeth II, são originárias do Mediterrâneo, são conhecidas com o nome de Campânula, por lembrar uma campainha ou um sino. No Brasil é mais conhecida como “Flor de Sino”.

bernadetealves.com
Arranjo de Campânula para presente

As Campânulas são presenteadas, com frequência, como sinal de gratidão, muitas vezes significando um “muito obrigado”. Além disso, elas também são oferecidas como símbolo de afeto, esperança, humildade, delicadeza e amor eterno. Por isso, ela é um presente útil em diversas situações.

Além de belos presentes, a flor de origem europeia  também é perfeita para decorar ambientes pois prefere sol indireto e temperaturas ambientes. Suas flores lindas e delicadas variam entre rosa, branca, azul e lilás. Florescem entre março e abril e em agosto e setembro.

Presentear alguém com uma Campânula é um sinal de afeto e gratidão, sentimentos que definem bem a amizade.Essas características fazem com que a flor seja um excelente mimo para dar de aniversário a uma  amiga, colega de trabalho, para brindar a chegada de um filho, de um vizinho e até para nos dar esperança nos tempos difíceis.

bernadetealves.com
Campânula azul

Segundo o paisagista Nil de Souza, a Campânula é fácil de cuidar e de cultivar. A planta prefere local com claridade, mas sem sol direto ou ambientes quentes, pois a flor é muito sensível ao calor. No entanto, a melhor área deve ser um local onde a planta possa receber o sol da manhã e ser protegida dos raios solares intensos durante a tarde.

A flor deve ser plantada em solo com boa drenagem. Uma dica é utilizar um pouco de areia grossa. Porém, é preciso enriquecê-lo com nutrientes para que a flor cresça logo e com muitas flores. Pode-se adicionar fertilizante orgânico de vez em quando e NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) antes da época de floração.

bernadetealves.com
Vaso de flores de Campânula rosa com outras flores

“A flor deve ser regada de uma a duas vezes por semana durante a primavera, verão e outono. Já no inverno, diminua a irrigação para uma vez a cada duas semanas. Em dias chuvosos, evite regar as plantas para que elas não fiquem encharcadas e apodreçam. É fundamental que ela receba a luminosidade e irrigação que precisa para florescer e permanecer sempre bela”, diz o paisagista.

A poda deve ser feita assim que as flores do galho estiverem  murchas. O ideal é usar tesoura específica, limpa e esterilizada para este processo. Os profissionais de jardinagem recomendam colocar estas flores murchas perto do caule para que novas flores se formem. Deste modo, a floração é prolongada por várias semanas, mantendo o belo visual da planta por muito tempo.

A reprodução da flor de Campânulas se dá por meio de sementes ou mudas com replantio. A germinação acontece de 7 a 21 dias. Vale ressaltar que a campânula é uma planta anual, por isso, ela não florescerá novamente no ano seguinte.