Dia Mundial da Saúde: uma reflexão sobre a saúde total
Nesta terça-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde e o aniversário de 72 anos da Organização Mundial da Saúde. Em 2020 a data ganha uma dimensão maior em meio a pandemia do novo Coronavírus. A data reforça a importância de se cuidar e de se pensar em saúde de forma global.
A generosidade e o cuidado com estranhos nunca foi tão importante como neste momento em que milhares e milhares de vidas são ceifadas. Profissionais da saúde estão dando o seu melhor para salvar vidas.
Antes da Covid-19 a saúde era apenas uma linha de custo, agora é um investimento necessário para a sobrevivência humana. Os profissionais de saúde são essenciais para a evolução e melhoria das condições de bem-estar.

A saúde, é sempre bom lembrar, é um direito de todos e um dever do Estado, segundo o artigo 19.da Constituição Federal. Esse direito pessoal tem impacto direto no bem-estar coletivo porque saúde se constrói juntos e todos os dias.
Cuidar da nossa saúde e da saúde do próximo é um grande gesto de amor.
Vamos exercer nossa responsabilidade social e fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a vida do semelhante. A solidariedade deve ir além do conceito. Tem que ser atitude. Cada decisão tomada entre ficar em casa ou sair, entre ter um maior ou menor isolamento, tem impacto na vida de todos.
A mudança de comportamento de cada um gera um melhor aproveitamento do sistema de saúde e faz com que, ao longo do tempo, os profissionais de saúde lidem cada vez mais com saúde e menos com doença e dor humana.
A pandemia do Coronavírus mexeu com a vida de todos. Ficar em casa e manter o mínimo de contato com outras pessoas são medidas duras, mas necessárias para a saúde pública mundial.Nesta nova realidade é importante não deixar que a angústia, ansiedade e pensamentos negativos afetem a nossa saúde mental. É difícil, é. Mas a vida é feita de superação.
Vamos cuidar do nosso bem-estar adotando as melhores práticas e atitudes para mantermos em dia a saúde física, emocional e mental. Cuidar de si e das pessoas ao nosso redor é um ato de amor.