Brasília Palace Hotel vai hospedar idosos sem moradia adequada

bernadetealves.com

O Brasília Palace, o hotel mais antigo de Brasília, das Organizações PaulOOctavio, vai receber em suas  acomodações 300 idosos, com idade acima de 60 anos, sem moradia adequada durante a pandemia de coronavírus. O empresário Paulo Octávio Pereira foi o primeiro a colocar o Hotel à disposição do governo Ibaneis Rocha na luta contra a pandemia do Coronavírus. O Governo do Distrito Federal pagará à rede hoteleira uma pequena tarifa solidária, que não corresponde à diária cobrada de hóspedes.

A secretária de Justiça e Cidadania,a advogada  Marcela Passamani, que tomou posse no dia 13 de março, esteve ontem com sua equipe conhecendo as instalações e identificando os espaços para o funcionamento das atividades de lazer.

A ideia da Sejus é pensar em atividades que explorem as habilidades dos hóspedes. Entre elas, está a oficina de costura de máscaras de tecido para uso próprio ou doação. A secretaria gostou muito do espaço verde ao redor do hotel.

bernadetealves.com
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF

“Também estamos pensando em atividades ao ar livre, mas seguindo os critérios de segurança e sem aglomeração. A partir dessa visita, conseguimos fechar um plano de fluxo dos idosos no hotel, montar um calendário de atividades e uma rotina para eles”, declarou Marcela  Passamani que é também arquiteta.

A previsão é de que os hóspedes comecem a chegar ainda neste mês. Todos vão passar por exames e testes conduzidos pela Secretaria de Saúde, que prestará cuidados médicos, garantindo a eficácia do isolamento.

A secretária Marcela  disse que um levantamento feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que existem 14 mil idosos em moradia inadequada no Distrito Federal. “São pessoas que vivem sem condições de isolamento social dentro da própria casa”, afirmou a secretária.

Após serem recebidos, os idosos devem passar por exames e testes conduzidos pela Secretaria de Saúde, que prestará cuidados médicos, garantindo a eficácia do isolamento. Levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que o DF tem 14 mil idosos em moradia inadequada. “São pessoas que vivem sem condições de isolamento social dentro da própria casa”, afirmou a secretária.

bernadetealves.com
Brasília Palace Hotel

Outra parte do programa “Sua Vida Vale Muito” é a campanha “Adote um Idoso”, que mobiliza jovens e adultos para exercerem atividades do dia a dia para os idosos, como ir ao mercado e à farmácia. O objetivo é dar condições para que eles não precisem sair de casa. A iniciativa será executada em conjunto com a Sejus, por meio do “Programa Voluntariado em Ação”. Os voluntários poderão se cadastrar no portal www.portaldovoluntariado.df.gov.br, que já conta com 26 mil inscritos.