Astronauta dá dicas para enfrentar distanciamento social

bernadetealves.com
Astronauta Scott Joseph Kelly, comandante da EEI

Enfrentar o isolamento social não é fácil, mas necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus. A recomendação é de órgãos de saúde e de governos de todo o mundo é ficar em casa. Segundo os especialistas o isolamento provoca mudanças por isso é importante ter paciência para superar a ansiedade.

Como  então manter a saúde física e emocional quando ficar em casa é a única opção? Em tempos de isolamento social e home office, a dica de psicólogos e de astronauta é readaptar a rotina.

Quantas coisas estavam presentes na nossa rotina que a gente nem percebia? Entrava semana e saia semana da mesma forma. Tudo era tão automático e a gente não tinha tempo para usufruir da nossa casa, curtir a nossa família, admirar a beleza da natureza e tampouco cuidar de nós mesmos.

bernadetealves.com

Ficar em casa significa readaptar a rotina e é nessa hora que a gente percebe o quanto passa mais tempo fora do que dentro de casa. Esse momento recluso tem desafios mas, também, nos livra daquele trânsito louco e das horas perdidas com deslocamento.

A organização é a palavra-chave para não deixar a peteca cair, principalmente quando o assunto é saúde. Não dá para deixar de lado os cuidados com a alimentação e muito menos mandar lembranças para o comportamento sedentário. Veja as dicas de quem se superou em isolamento.

bernadetealves.com
Astronauta Scott Joseph Kelly

O astronauta e aviador naval Scott Kelly que ficou 340 dias à bordo da Estação Espacial Internacional e que esteve não só no comando da EEI, mas também conduziu várias experiências científicas importantes, disse ao jornal The New York Times que  ficar em casa é um desafio necessário.

O veterano de missões espaciais, Scott Joseph Kelly, ensina como tirar de letra o isolamento social e o home Office sem prejudicar a saúde física e mental.

bernadetealves.com

Segundo o astronauta Kelly, uma das recomendações é montar uma agenda de tarefas para ser executada. As atividades  precisam ter tempo de duração e horário para começarem e terminarem. O cronograma deve incluir o tempo de sono e o de exercícios físicos.

bernadetealves.com
Astronauta Scott Joseph Kelly

“Ficar só em casa pode ser um desafio. Quando eu morei na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por quase um ano não foi fácil. Quando eu queria dormir, estava trabalhando. Quando acordava, também já estava no trabalho”, escreveu.

bernadetealves.com

Outra recomendação do astronauta é dosar as atividades para não fazer tudo de uma só vez. Seja trabalho ou diversão. “Separe algum tempo para atividades de lazer. Eu me reunia com a tripulação para uma noite de filmes. Eu assisti toda a série Game of Thrones. Duas vezes”, afirma.

Arranjar um hobby também pode ser uma boa neste momento. Vale ler um livro, estudar línguas ou aprender a tocar um instrumento, por exemplo. Scott também indica  o uso de um diário pessoal para relatar as experiências no dia a dia de isolamento.

bernadetealves.com

Outra recomendação é separar algum tempo do dia para fazer contato com outras pessoas e compartilhar experiências. O astronauta lembra que pesquisas ressaltam os benefícios para a saúde mental do contato com a natureza. Neste caso, a orientação é evitar aglomerações para a prática de exercícios como corrida e caminhada, além de evitar o contato físico, usar máscara e álcool em gel. A última dica é a de sempre. “Lave suas mãos. Sempre e proteja as pessoas próximas”, afirma Scott Joseph Kelly.