Detran-DF promove “Luz na Faixa: Luz que protege”
Há 23 anos o Distrito Federal instituiu o respeito ao pedestre na faixa com o “sinal de vida”. A iniciativa que incentivava o respeito à vida no trânsito, consolidou a cidade como a capital da travessia segura, preservando centenas de vidas.
Em Brasília atravessar a rua é um trato simples entre pedestre e motorista. O comportamento que virou tradição e motivo de orgulho para Brasília foi instituído no 1º de abril de 1997 e deu à capital destaque no país inteiro de civilidade no trânsito, e segue como motivo de orgulho para Brasília e sua gente.
A capital possui mais de cinco mil faixas de pedestres não semaforizadas. A manutenção da sinalização, campanhas educativas e o apoio da fiscalização têm contribuído para que o Distrito Federal continue dando o bom exemplo para o resto do país.
Em comemoração aos anos de civilidade no trânsito, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran/DF, em parceira com a Companhia Energética de Brasília – CEB, iniciou o “Programa Luz na Faixa: Luz que protege”.
O programa visa iluminar as faixas, trazendo conforto e maior segurança ao cidadão. Para isso, o Detran está utilizando recurso de multas para custear a instalação de iluminação LED e a instalação de novas placas de sinalização e de nova pintura das travessias, realizadas pela Diretoria de Engenharia da autarquia.
Começou em fevereiro com um projeto piloto realizado pelo Detran, Secretaria de Obras e a Companhia Energética de Brasília, com quatro faixas na Ceilândia e uma no Sudoeste. O trabalho de revitalização e iluminação já chegou em Taguatinga, Santa Maria, Cruzeiro, Sobradinho, Planaltina, Guará, Ceilândia, Samambaia e Plano Piloto – uma na Asa Norte e outra na Asa Sul.
O planejamento do Detran inclui ações educativas de conscientização dos condutores para a necessidade de respeitar o direito do pedestre e de orientação aos pedestres para que realizem a travessia na faixa, além de intensificar a fiscalização de trânsito para coibir o desrespeito ao pedestre.

O diretor-geral do Detran, Zélio Maia Rocha, diz que a meta é iluminar e modernizar mais de 4 mil faixas de pedestres em todo o Distrito Federal. “ O Detran está procurando melhorar a visibilidade das faixas a fim de torná-las cada vez mais seguras”. Zélio Maia diz que a iluminação de todas as faixas vai garantir maior visibilidade tanto aos pedestres quanto aos condutores. “Nesses 23 anos, os números têm mostrado que a faixa de pedestre é o local seguro para a travessia e queremos que isso continue”.

O presidente da CEB, Edison Garcia, diz que “participar desse importante programa de valorizar as faixas de pedestres com o Detran engrandece a atuação da companhia na sua atividade de iluminação pública no DF.”
O trabalho de iluminação e revitalização está garantindo maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, fazendo com que a percepção do condutor seja imediata. Parabéns pela iniciativa.