GDF inicia testagem gratuita contra a Covid-19 no Plano Piloto e Águas Claras

bernadetealves.com
 Ibaneis Rocha fala sobre a importância da testagem gratuita contra a Covid-19

Com o objetivo de detectar a presença ou não da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Governo Ibaneis Rocha iniciou no dia do aniversário de Brasília, a testagem gratuita  na população do Plano Piloto e Águas Claras. Para reduzir a transmissão do coronavírus e evitar aglomerações o serviço está sendo feito por drive thru.

O governador Ibaneis Rocha acompanhou os exames em dois locais de atendimento no Plano Piloto: Estádio Nacional de Brasília e Parque da Cidade. Ibaneis falou que neste momento os testes estão concentrados no Plano Piloto e Águas Claras porque são as duas regiões administrativas que apresentam mais registros da doença no Distrito Federal.

bernadetealves.com
GDF inicia testagem gratuita contra a Covid-19

“Vamos começar com esses 100 mil testes, que representam em torno de 5% da população do DF. Até o final de maio, queremos fazer aproximadamente 450 mil testes, o que significa mais de 15% da população do DF examinada. Teste em massa não é testar todo mundo, e sim testar um grande número de pessoas para termos cada vez mais segurança nas medidas que vamos tomar”, disse o governador.

O GDF oferece dois tipos de exame para detectar ou não a presença do novo coronavírus.

bernadetealves.com
GDF inicia testagem gratuita contra a Covid-19 em Águas Claras

Teste sanguíneo: coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir dessa amostra, é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário logo após a coleta.

Teste swab: coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, por meio de um cotonete (swab) analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas, liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).

bernadetealves.com

As pessoas devem levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. São cadastradas na entrada do drive thru e passam por triagem de temperatura, por meio de câmera térmica, feita pelo Corpo de Bombeiros. Aqueles que não apresentarem sintomas não farão a testagem.

Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido descer sem orientação da equipe de saúde. Também é recomendado que a população utilize máscaras faciais desde a saída de suas residências, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha confere a testagem gratuita contra a Covid-19 para a população do DF

O primeiro dia da testagem em massa para Covid-19, foram testadas 3.196 pessoas . Destas 46 testaram positivos para a doença. A testagem continua nesta quarta-feira.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, considera uma etapa importante “essa ampliação da testagem porque Brasília tomou todas as providência, antecipadamente, para enfrentarmos o coronavírus e propiciar assistência adequada às vítimas da Covid-19”.

O secretário de Saúde diz que em casos mais graves, o paciente diagnosticado pode ser direcionado ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento para a Covid-19.

bernadetealves.com
GDF inicia testagem gratuita contra a Covid-19 no Parque da Cidade

A testagem  está sendo feita: Parque da Cidade (Estacionamentos 4, 6, 11 e 13) e Estádio Nacional de Brasília (em frente ao posto 13 – SRPN/Asa Norte, Plano Piloto)

Em Águas Claras na Unieuro (Avenida das Castanheiras, Lote 3700, Águas Claras),  Uniplan Águas Claras (Avenida das Castanheiras, Águas Claras) e Residência Oficial de Águas Claras (EPTG, s/nº, Águas Claras).