Máscara: acessório que protege a vida

bernadetealves.com

O uso de máscaras de proteção facial é uma  medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas do Distrito Federal, Estados e grandes cidades, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha com profissionais de saúde do DF

Exemplo disso é o Decreto do governador Ibaneis Rocha que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção por toda a população em locais públicos e comércios a partir do dia 30 deste mês de abril. O texto recomenda máscaras caseiras para a população e as máscaras profissionais para trabalhadores de saúde.

A orientação das autoridades de saúde do GDF é que as máscaras de pano sejam utilizadas apenas por pessoas sem sintomas. Já as máscaras cirúrgicas e N95 devem ser reservadas preferencialmente para pacientes com COVID-19 confirmada e para profissionais da saúde.

bernadetealves.com

Para as pessoas que não tem verbas para adquiri-las, o governo Ibaneis Rocha vai fornecer as máscaras. Quem não respeitar a exigência ficará sujeito a punições de violação de medida de saúde pública, que pode ir de um mês a um ano de prisão, além de multa.

O Governo do Distrito Federal recebeu no dia 23, a doação de 10 mil máscaras e 240 unidades de álcool em gel e álcool líquido da Associação de Intercâmbio China-Brasil.  O programa Todos Contra a Covid, comandado pelo vice-governador Paco Britto doou, na manhã do domingo (26), 100 kits com álcool em gel e máscaras, para motoboys que estão fazendo as entregas de comidas feitas por aplicativos, durante o período de pandemia.

bernadetealves.com
Ana Paula Hoff e o vice-governador Paco Britto entregando máscaras e álcool em gel para os motoboys

As máscaras são confeccionadas em tecido e são laváveis, para que possam ser utilizadas várias vezes. O álcool é entregue em recipiente de 420g. Além disso, os kits contêm um manual com informações importantes sobre higienização e proteção contra o coronavírus.

“Os motoboys são profissionais que estão mostrando à sociedade o tamanho e a importância dos serviços que oferecem. Mas é importante que estejam higienizados e usando máscaras para a proteção dos clientes e deles próprios”, disse Paco Britto.

bernadetealves.com
Chef Mara Alckamin e o vive-governador do DF Paco Britto, seguindo orientações da OMS

Ana Paula Holff,esposa do vice-governador, orientou os motoboys sobre o uso adequado das máscaras e as formas mais eficazes de higienizar as mãos e as máquinas de cartão durante as entregas das encomendas.

bernadetealves.com

Especialistas concordam com o governo Ibaneis Rocha de que as máscaras criam uma barreira física que segura a emissão de gotículas enquanto a pessoa fala, tosse ou simplesmente respira. Assim, a máscara de pano ajuda a reduzir a propagação viral de pessoas assintomáticas e auxilia na proteção de quem está ao seu redor. Quanto mais pessoas usarem corretamente, menos o vírus se espalha.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e o secretário de Saúde Francisco Araújo

É importante lembrar que a máscara não  substitui a orientação de distanciamento físico e de lavar as mãos com sabão várias vezes ao dia.

Para formar uma barreira eficaz contra a emissão de gotículas, é importante que a máscara tenha pelo menos duas camadas de tecido. Segundo o Ministério da Saúde, as máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que utilizadas e higienizadas corretamente.

bernadetealves.com
Secretário de Governo, José Humberto Pires
  • O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e o nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto com elásticos ou fitas atrás das orelhas ou na nuca, sem deixar espaços nas laterais.
  • A máscara de tecido tem efetividade por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois desse período devido à umidade natural produzida pela própria respiração
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar
bernadetealves.com
José Humberto Pires, secretário de Governo do DF, recebendo a doação de máscaras
  • A máscara é individual, não podendo ser compartilhada. O ideal é que cada membro da família tenha pelo menos duas para quando precisar sair
  • Certifique-se de que não está entrando ar por frestas laterais, superiores ou inferiores; óculos ou até mesmo esparadrapo podem ajudar na fixação no nariz
  • Chegando em casa, retire sapatos, lave bem as mãos e só então retire a máscara
  • Remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente – que pode estar contaminada
  • Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável)
  • Lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente
  • Deixe secar bem. Em seguida, passe ferro quente e guarde em saco plástico limpo para a próxima utilização.
  • A máscara não pode ser utilizada úmida ou suja e se notar desgaste no tecido, descarte
  • Antes de todos os procedimentos com a máscara – estender, recolher, passar, guardar, colocar – lave bem as mãos

Usando máscara, higienizando as mãos, seguindo as orientações de distanciamento físico, protegemos a nós mesmos, as pessoas ao redor e os profissionais de saúde que estão na linha de frente dessa batalha.