Pacaembu: de palco de futebol a palco da vida

bernadetealves.com
Pacaembu: de palco do futebol a palco da vida no combate a Covid-19

O Estádio Municipal do Pacaembu, há oito décadas, abria as portas para o público na Praça Charles Miller, na cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de abril de 1940, a construção na zona oeste da Capital se tornou um dos símbolos mais charmosos da maior cidade do País.

bernadetealves.com
Inauguração do Pacaembu no dia 27 de abril de 1940

Com capacidade para 70 mil pessoas, o Pacaembu era o maior estádio de futebol da América Latina. Anos depois foi rebatizado de Paulo Machado de Carvalho, nome do chefe das delegações do Brasil nas conquistas da Suécia (1958) e do Chile (1962). Misturado ao nome do bairro, o monumento sediou eventos culturais marcantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi palco de seis partidas de Copa do Mundo de 1950 e de grandes momentos do futebol paulista como o confronto entre Brasil 2 x Suíça 2, no 28/6/1950, na história dos Mundiais. Diante de mais de 42 mil pessoas e depois de uma goleada no México na estreia, a Seleção dava mais um passo rumo à decisão do torneio.

Entre os capítulos desta história, jogos na Copa de 1950, as despedidas de Romário e Ronaldo fenômeno da seleção brasileira e as conquistas da Libertadores da América por Santos (2011) e Corinthians (2012). Além disso, o gramado virou palco para receber o beatle Paul McCartney e o primeiro show dos Rolling Stones no Brasil.

bernadetealves.com
Pacaembu: de palco do futebol a palco da vida no combate ao Covid-19

O símbolo da memória afetiva da cidade completa 80 anos nesta segunda-feira. O Pacaembu é mais que aço e concreto, é palco de combate à Covid-19.  O octogenário cedeu seu campo, palco de inúmeras alegrias e histórias, para a construção de um Hospital de Campanha para salvar vidas.

bernadetealves.com
Pacaembu: de palco do futebol a palco da vida no combate ao Covid-19