Frutos do mar: saudáveis e nutritivos

bernadetealves.com
Lagosta

Os efeitos benéficos dos frutos do mar para a saúde são largamente conhecidos. Sabe-se que peixes, camarões, lagostas, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões fortalecem o sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol, previnem contra a demência, evitam o diabetes, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares.

Os frutos do mar como camarão, caranguejo e Lagosta, possuem alguns benefícios em comum, como o fato de serem ricos em ômega 3. Eles fazem parte da dieta mediterrânea, que garante uma maior longevidade às pessoas que a aderem. Mas em geral quando falamos de animais marinhos os peixes vem logo à mente, já que são mais facilmente encontrados em mercados e trazem diversos benefícios para a saúde. Quem também merece o seu lugar de destaque são os crustáceos, como camarões, caranguejos e lagostas. Afinal, eles também são muito nutritivos e sua inclusão na dieta é muito bem-vinda.

bernadetealves.com
Salada primavera de camarões

Estudos comprovam que o ômega 3 é a grande estrela quando se trata das maravilhas vindas do mar. Esse tipo de ácido graxo, encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta, promove uma faxina geral nas artérias. Além disso, faz o coração bater forte porque aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL). E ainda diminui o índice de triglicérides e a pressão sanguínea, prevenindo contra aterosclerose, infarto e derrame.

Para se beneficiar, é necessário consumir peixes e frutos do mar, em boas porções. O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, ao comer peixes e frutos do mar, três vezes por semana.

bernadetealves.com

“Vale ressaltar que sardinha e atum em lata também são boas opções. Pesquisadores da Escola Paulista da Medicina avaliaram que as sardinhas em conserva disponíveis no nosso mercado demonstraram um conteúdo de ômega-3 bem satisfatório”, afirma o neurologista Ricardo Teixeira.

Outro integrante saudável desses alimentos são as chamadas gorduras boas. Os destaques vão para o siri, o mexilhão e o camarão. Por outro lado, o colesterol está presente nos frutos do mar e precisa ser controlado. Segundo Ricardo, em altas quantidades, a substância está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os campeões na oferta são lula e camarão. Já a ostra entra em cena com uma baixa quantidade da gordura, seguida do mexilhão e do marisco.

bernadetealves.com
Paella Valenciana de Frutos do mar

O Camarão faz parte das iguarias preferidas dos portugueses e dos apreciadores da boa mesa.Frito, grelhado,empanado, em risotos e massas é sempre bem-vindo. Os pratos à base de frutos do mar são realmente deliciosos. O camarão é o preferido dos chefes.

bernadetealves.com
Camarão ao alho

A ciência da nutrição diz que o camarão é bastante nutritivo e fornece grandes quantidades de certos nutrientes, como o iodo, que não são abundantes em muitos outros alimentos. Mas, por outro lado, dado o seu alto teor de colesterol, deve ser consumido com cautela.

Risoto de Camarão é outra pedida saborosa e nutritiva

Ingredientes: 500 g de arroz arbóreo,400 ml de vinho branco,500 g de Camarão limpo,1 litro de caldo de legumes,100 g de parmesão ralado,100 g de manteiga sem sal cortada em cubos, 1 talo de alho poró cortado em rodelas,1 xícara de café de amêndoas filetadas, Sal e pimenta-do-reino a gosto, Azeite de oliva a gosto.

Modo de fazer : Em uma panela doure o arroz arbóreo com o azeite de oliva, em seguida adicione o vinho branco e cozinhe até reduzir.

bernadetealves.com
Risoto de Camarão

Em seguida vá hidratando lentamente o arroz com o caldo de legumes, mexendo todo o tempo por cerca de 20 minutos.

Em uma frigideira a parte salteie os camarões temperados com sal e pimenta. Reserve.

Em outra frigideira salteie o alho poró. Reserve.

Quando o risoto estiver no ponto adicione os camarões, a manteiga, as amêndoas e o parmesão mexendo até ficar bem cremoso. Finalize com o alho poró por cima para decorar.