Hospital de Campanha no Estádio Nacional é novo reforço à Covid-19

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha inspeciona Hospital de Campanha no Estádio Nacional antes de receber pacientes da Covid-19

O governador Ibaneis Rocha visitou o hospital montado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, acompanhado dos secretários de Saúde, Francisco Araújo Filho e da Casa Civil, Valdetário Monteiro e do chefe da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, o médico infectologista Eduardo Hage.

Este é mais um importante reforço ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. A estrutura fica na cobertura da arena e numa área de seis mil metros quadrados. O Hospital tem 173 leitos distribuídos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na internação e no setor ambulatorial. O funcionamento será gradativo e feito em três etapas.

bernadetealves.com
Hospital de Campanha no Estádio Nacional é novo reforço à Covid-19

O governador Ibaneis Rocha ficou satisfeito com a montagem,  elogiou a estrutura disponibilizada pela arena de futebol por já ter toda a tubulação necessária para ligar os equipamentos, inclusive com ar condicionado. O governador frisou que isso dava uma vantagem a Brasília em relação aos demais estados que montaram unidades parecidas.

bernadetealves.com
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

“É uma área muito mais fácil de se fazer um hospital de campanha. Basta vocês compararem com o hospital (de campanha) de Águas Lindas, que teve dificuldade para terminar de montar porque não tem essa estrutura com essa qualidade”, disse Ibaneis.

A previsão é que no dia 20 deste mês sejam abertos 100 leitos de enfermaria. Dez dias depois, esse número será incrementado em mais 70 e, por fim, respiradores artificiais vão chegar para compor os equipamentos.   A maior parte dos equipamentos usados no tratamento de Covid-19 já está disponível no local.  As bombas de infusão, desfibriladores e aparelhos de raio-X portáteis (que vão à beira do leito fazer o exame de imagem do paciente) estão prontos para serem utilizados. As camas também já estão arrumadas para acomodar os pacientes.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha testa um tablet que é capaz de aferir a respiração das pessoas e saber se elas estão infectadas com o coronavírus

O governador Ibaneis Rocha apresentou à imprensa um equipamento que o GDF importou. Trata-se de um escâner de doenças respiratórias que é capaz de aferir a respiração das pessoas e saber se elas estão infectadas. Para demonstrar sua eficácia, o governador fez questão de se submeter à avaliação do equipamento por leitura facial. Diante do resultado negativo para qualquer alteração em sua respiração, o governador até brincou: “Deu luzinha verde. Não tenho nenhuma doença respiratória”.

O equipamento de escâner será um dos recursos utilizados no hospital de campanha no Mané Garrincha. Segundo Ibaneis Rocha, o aparelho detecta qualquer pessoa que tenha algum tipo de problema respiratório e já foi utilizado na reabertura de escolas na China. O governador disse que pretende adquirir o escâner também  para ser usado na reabertura das escolas públicas.

Representantes da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para ações de combate ao coronavírus visitaram, na tarde do dia 12, o hospital de campanha montado no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A estrutura está em fase de finalização para começar a receber os pacientes da Covid-19.

bernadetealves.com
O coordenador da força-tarefa do MPDFT, promotor José Eduardo Sabo Paes, visita hospital de campanha no Mané Garrincha

O coordenador da força-tarefa do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes, avaliou que o trabalho de montagem e o cronograma de funcionamento do hospital de campanha está sendo bem executado.“Da forma que houve a proposta inicial, de fazer com que todas as estruturas possam estar prontas e em funcionamento, nos parece bastante satisfatório”, declarou o promotor, acrescentando que a força-tarefa fará nova visita ao local, junto com médicos e especialistas convidados pelo MPDFT, para aferir as condições do equipamento.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, agradeceu a visita e falou sobre trabalhar com transparência. “É muito importante esse trabalho de prestação de contas, de dar transparência, de comprovar para os órgãos de controle a estratégia que nós adotamos. Hoje, com a própria fala do Ministério Público, está claro que estamos no caminho certo, diferente da estratégia que foi adotada em outros estados”.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e secretário de Saúde Francisco Araújo inspecionam o hospital de campanha antes de começar atender os pacientes da Covid-19

Francisco Araújo agradeceu o esforço feito pela área de saúde para a contenção da pandemia do coronavírus e o atendimento aos infectados.“O resultado do trabalho que é feito, do suor derramado de cada trabalhador de saúde, é traduzido nisso aqui que estamos vendo. Afinal, o que cada um de nós queremos aqui é proteger a vida das pessoas”.

 Fotos: Renato Alves e Joel Rodrigues /Agência Brasília