Guardiões da Limpeza Urbana recebem homenagens no seu dia

bernadetealves.com
Profissional da Limpeza Urbana celebra o Dia do Gari

Neste 16 de maio é celebrado o Dia do Gari, os guardiões da Limpeza Urbana. O serviço é tão relevante, que chova ou faça Sol, eles estão nas ruas varrendo, coletando resíduos e fazendo capina em Brasília e em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) tem cerca de 5,6 mil profissionais envolvidos nas diversas atividades, sendo 2.155 garis e 799 coletores. Esses valorosos servidores  ajudam a manter a cidade limpa e saudável.

bernadetealves.com
Os guardiões da Limpeza Urbana estão nas ruas para que a população fique em casa

Vamos valorizar mais o trabalho destas pessoas essenciais que continuam nas ruas enquanto parte da população segue em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Vamos ser mais responsáveis e zelar pela cidade que é de todos nós.

O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que, em 11 de outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Daí, sempre que havia algum lugar sujo, mandavam chamar a turma do Gary. E o nome se popularizou.

bernadetealves.com
Os guardiões da Limpeza Urbana celebram hoje o Dia do Gari

Na capital federal, o Serviço de Limpeza Urbana foi uma das primeiras instituições ambientalistas criadas, em 1961, denominada inicialmente Serviço de Limpeza Pública. Naquela época, a chegada de pessoas vindas de outros estados para Brasília aumentava significativamente o volume de resíduos gerados. Atualmente, o serviço é executado por empresas terceirizadas e coordenado pelo SLU.

bernadetealves.com
Os guardiões da Limpeza Urbana também são solidários

No Distrito Federal os garis receberam várias homenagens do GDF e também da população. Almoço, cartinhas de agradecimento, chocolates e cestas básicas.

Nossos agradecimentos pela dedicação e cuidado em manter a nossa cidade limpa.