Chocolate: a doce tentação que faz bem para a saúde

bernadetealves.com

Hoje é o dia do Chocolate, o doce sabor mais popular e querido do mundo que chegou ao Brasil no século XVII e logo conquistou o paladar e o coração dos brasileiros. Nosso país é o quinto do mundo que mais vende esta doce tentação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil consome, por ano, aproximadamente 2,6 kg do doce.

As substâncias do cacau oferecem vários benefícios para a saúde, por isso é importante dar preferência para os do tipo amargo e meio amargo. Estudos comprovam que o chocolate é um ótimo anti-inflamatório e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, AVC e Alzheimer, graças aos polifenóis, que são compostos bioativos poderosos.

bernadetealves.com

O chocolate proporciona sensação de bem-estar graças ao flavonóide, que ajuda a reduzir os níveis de irritabilidade. Este composto também age diretamente contra os radicais livres, ajuda a reduzir o estresse e alivia dores no corpo.

bernadetealves.com

O chocolate é uma sobremesa muito versátil. Uma simples  barra, amargo ou meio amargo, branco, bombons sortidos, chocolates gourmet com toques de castanha e flocos, chocolates com toque de menta, sal ou pimenta, derretido em sorvete de creme fica irresistível.

Alternativas para saborear esta gostosura não faltam. Mesmo com sabor tradicional, o chocolate quente em frutas, como morango e uvas, é pura sedução e transforma o fondue em um inesquecível momento.

Cores, sabores e formatos com interior tradicional e exterior extravagante da mistura com essência de amora, hortelã ou laranja envolvem o paladar.

Os detalhes sempre fazem a diferença  como no caso das tortas e bolos de chocolate. Além de bonitos, apetitosos nos remetem à infância. Aos tempos das nossas avós. O sabor doce nos faz passar o tempo de forma agradável.

bernadetealves.com

Como todo doce deve ser consumido com moderação porque engorda. O ideal é comer após o almoço.