Ciência: método científico fundamental para salvar vidas

bernadetealves.com

Hoje, dia 8 de julho, é o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Uma data estabelecida pelo Congresso Nacional, em 2001,  para incentivar a atividade científica e a divulgação do papel estratégico da Ciência, da Informação e da Tecnologia no país.. O Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial.

A palavra ciência vem do latim “scientia”, que significa conhecimento.  Conhecimento que salva vidas principalmente nesta pandemia do novo coronavírus.  Por isso tudo, é essencial reconhecermos e aplaudirmos  o trabalho duro desenvolvido por cientistas no Brasil, que além de superar todos os obstáculos da atividade lutam, também, contra os problemas de infraestrutura por falta de financiamento. A vacina contra a covid-19 não virá de um lampejo de genialidade, mas do trabalho duro sendo feito ao longo de todos esses meses por iluminadas cabeças pensantes.

bernadetealves.com

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, celebra hoje os seus 72 anos com o tema “Os caminhos da ciência para a redução das desigualdades”. Um tema apropriado neste ano devido as mazelas sociais escancaradas nesta pandemia.

A velocidade do avanço da Covid-19 só não é mais rápida que a proliferação de informações nas redes sociais e aplicativos de mensagens.  Com este cenário de comunicações massivas, os especialistas acreditam que os desafios estão em levar os avanços tecnológicos na criação de vacinas e testes com medicamentos em real time para a população.

bernadetealves.com

Mostrar o que está dando certo leva esperança para a população e contribui para a adoção de novas posturas frente ao coronavírus.Uma atuação mais pró-ativa das plataformas de comunicação no combate às notícias falsas poderiam verificar a veracidade das informações e colocar em prática mecanismos de controle contra a desinformação. A verdade sobre os fatos é um direito de todos.

Com a ciência só há informação de qualidade. Para encontrar respostas na ciência, os cientistas precisam ter critério e seriedade em todas as análises e suposições. Por isso, o rigor sempre está presente em seu trabalho para garantir precisão nos resultados.

É um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas. Para isso, o cientista realiza observações, faz verificações, classificações ou medições, procurando, geralmente, traduzir os fatos para a linguagem da estatística ou da matemática.

Este processo científico é uma jornada  delicada desde uma ideia na cabeça dos cientistas até o resultado final, alardeado na imprensa. A ciência não é feita por um indivíduo, mas por uma grande comunidade interconectada, virando noites  de observação em telescópios. A atividade é difícil porque a análise de dados exige interpretações de dados, o uso da estatística, e reflexão sobre o que está por trás dos resultados. Isso é evidente no desenvolvimento de vacinas, que requerem diversas etapas de teste desde o laboratório até as provas em seres humanos.

Vamos aplaudir e celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação.

Nem só de exatas e biológicas vive a ciência. Essas duas são os tipos mais antigos, mas há também as ciências humanas. Neste Dia Nacional da Ciência é importante lembrar da importância dessa área que contribui tanto para o desenvolvimento da sociedade.