Soro Fisiológico e seus benefícios

bernadetealves.com

O Soro Fisiológico que também é conhecido como Cloreto de Sódio ou soro salino, é, na verdade, uma solução de água e sal e a sua utilidade na medicina é praticamente indiscutível. Estudos apontam que o Soro Fisiológico é uma solução muito útil e simples que, em casos extremos, é capaz de salvar vidas.

bernadetealves.com
Soro fisiológico pode ser usado em nebulização com prescrição médica

A concentração da solução é de 0,9%, o que faz com que ela tenha a mesma concentração de dissolução que o sangue humano. Ao igualar as concentrações, pode-se dizer que é uma preparação isotônica. Isso significa que o sangue e a solução salina têm a mesma concentração. Devido a essa característica, o soro pode ser usado com segurança no corpo humano.

O Soro Fisiológico é usado internamente ao ser injetado no sistema circulatório em caso de hospitalização. Devido à perda de líquidos, quando o corpo humano está desidratado ou hipotenso, a solução salina é um bom substituto inicial para o que foi perdido. A administração deve ser feita diretamente na veia, por um profissional de saúde. Ele é útil em casos de gastroenterite intensa, hemorragias profusas e queimaduras extensas.

O líquido pode ser usado externamente em diversas situações. Este produto pode ser comprado nas farmácias convencionais sem receita médica sob a forma de frascos de plástico a um custo bem acessível.

bernadetealves.com
Soro fisiológico gelado fecha os poros

Uso nasal: Ideal para desentupir o nariz ou trato respiratório superior, o soro pode ser usado através de seringas ou inaladores. A água salina elimina secreções por meio da gravidade. Também é indicado para pacientes que sofrem de rinite e congestão nasal devido a alergias. Não só as secreções são retiradas, mas também as substâncias alergênicas. Em caso de cirurgia nasal, o médico recomenda o uso do soro como parte da antissepsia que deve ser feita.

bernadetealves.com

Uma ótima forma de desentupir o nariz, consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico e uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando as secreções. Além disso, também é uma boa forma de manter o nariz devidamente limpo, sendo útil para quem tem alguma alergia respiratória, rinite ou sinusite, por exemplo.

Limpeza de óculos e lentes de contato: Neste caso a recomendação é que o líquido seja estéril, para que nem o olho nem as lentes sofram uma contaminação bacteriana. A solução salina para os olhos podem ser adquiridas em farmácias.Para facilitar a limpeza com o soro fisiológico, podem-se utilizar compressas esterilizadas embebidas com esta solução.

bernadetealves.com
Soro fisiológico ameniza queimadura de sol

Limpeza de feridas e machucados: neste caso o ideal é também usar o estéril. Juntamente com outras preparações antissépticas, ajuda a prevenir infecções, o soro fisiológico é um dos líquidos amplamente utilizados para limpar feridas. A lavagem de queimaduras ou feridas com soro fisiológico deve ser sempre realizado do centro para a periferia, podendo ser realizado por um profissional de saúde no hospital ou em casa, de forma a eliminar resíduos da região que é suscetível a infecções.

Além de poder ser utilizado para realizar nebulizações, tratar feridas, refrescar áreas queimadas pós-sol, lavar lentes de contato ou promover a reidratação da pessoa, o soro fisiológico é ótimo para o rosto, pois é melhor absorvido pela pele e promove a eliminação de impurezas, deixando a pele do rosto mais macia e hidratada.

bernadetealves.com

Como não danifica as células que compõem a pele pode ser usado antes da maquiagem para prolongar o efeito.Outra dica é colocar duas gotas no frasco do rímel quando ele ficar seco e duro. O soro fisiológico usado pós-depilação refresca e elimina a coceira.

O Soro Fisiológico no rosto ajuda a eliminar o cloro presente na água do chuveiro e da torneira, pode diminuir as olheiras que aparecem após noites mal dormidas, provoca o fechamento dos poros, diminui a oleosidade da pele e melhorar a aparência e consistência da pele, deixando-a mais hidratada e saudável. O ideal é que o soro seja aplicado no rosto com auxílio de um algodão e em leves batidinhas e  depois deixar que o soro fisiológico seja  absorvido pela pele.

No caso das olheiras causadas por noites mal dormidas, o ideal é que sejam colocados algodões na região da olheira, de preferência com o soro fisiológico gelado, e deixar agir por cerca de 20 minutos e depois tirar o algodão e não lavar o rosto.

Fórmula caseira para preparar o soro fisiológico: Coloque uma colher de chá de sal comum em 250 centímetros cúbicos de água. Pode-se tomar todo o líquido ou armazenar uma parte da preparação em frascos limpos e guardar na geladeira. Após 48 horas a solução deve ser descartada.

bernadetealves.com
Soro fisiológico hidrata a pele

O Soro Fisiológico é geralmente bem tolerado e raramente causa efeitos colaterais. Além disso, as reações adversas dependem da via de administração, sendo que, os principais efeitos colaterais incluem edema, eritema, infecção e abscesso no local de injeção, tromboflebite, desequilíbrios eletrolíticos, mielinólise pôntica, hipercloremia e hipernatremia.

Quem não deve usar:  O soro fisiológico não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao cloreto de sódio ou qualquer outro componente do produto. Além disso, a solução não deve ser utilizado de forma intravenosa em pacientes com hipernatremia, insuficiência cardíaca descompensada, insuficiência renal ou inchaço generalizado.

Vale a pena lembrar que antes de usar qualquer produto é importante buscar orientação médica. Com consciência tudo dá certo.