Ruy Martins Altenfelder lança o Resgate da Cidadania

O jurista e escritor Ruy Martins Altenfelder, presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas e membro do Conselho de Ética da Presidência da República, lança mais um  livro: “Resgate da Cidadania”, pela renomada SESI-SP Editora. Ruy é o responsável pelo programa “Diálogo Nacional”, exibido desde 1998, semanalmente, e transmitido pelas operadoras NET e TVA para São Paulo e Santos e pela Internet (www.dialogonacional.com.br).

A obra é mais uma das tantas já publicadas pelo renomado jurista e líder empresarial. Altenfelder  é autor dos livros “Cenários de Esperança”“O Pressuposto da Ética”“Repensando o Brasil: Ética para todos” e “Saúde, educação e família”, “Novo Nome da Paz”, “Diálogo Nacional” e coautor dos livros “Princípios Constitucionais Relevantes”“Direito, Economia e Política”“Centenário José Geraldo Rodrigues de Alckmin” e “Impeachment: Instrumento da Democracia”. 

No novo livro “Resgate da Cidadania”, o autor Ruy Martins Altenfelder da Silva reúne mais de 20 artigos que foram escritos e publicados entre 2018 e 2020, em jornais como O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense.  O jurista proporciona uma leitura objetiva e concisa sobre temas essenciais ao interesse nacional como: democracia, comunicação como estratégia para o sucesso empresarial, princípios éticos, burocracia, valorização da educação, geração de empregos, políticas públicas e Constituição Brasileira.

Nesse exercício de reflexão, Dr. Ruy Altenfelder afirma que combater os excessos burocráticos é imprescindível para o desenvolvimento do país. E acrescenta: “a burocracia excessiva promove exclusão social e econômica, na medida em que a maioria dos brasileiros não conhece nem metade das formalidades que deve cumprir. Ela está na raiz da negação de acesso aos direitos mais básicos”.

O jurista indica, ainda, que “os princípios éticos são fundamentos importantes para nortear as ações das pessoas num país que se pretenda, verdadeiramente, democrático e justo”. Para tanto, o autor reforça a necessidade de o Brasil contar com estadistas que pensem nas próximas gerações e assumam posições claras e éticas.

Sobre a Constituição Brasileira de 1988, Ruy enfatiza que “os governantes têm o dever de zelar pela observância da ética pública, enquanto os cidadãos têm o direito de exigir e reclamar dos governantes os deveres da ética privada (conteúdos e condutas)”, declara Ruy em um dos trechos da obra.

bernadetealves.com

No Prefácio, o jurista, advogado, professor e escritor Ives Gandra da Silva Martins destaca que “Ruy é um patriota, no verdadeiro conteúdo ôntico da expressão. Escreve para levar suas ideias a outros, mas, principalmente, para auxiliar o país a refletir sobre os destinos que pretende seguir”.   “Os leitores deste livro de Ruy, uma vez mais, comprovarão esta procura incessante de veredas que possam levar o país a um futuro melhor para as futuras gerações.”

Ruy Martins Altenfelder é o atual presidente da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ), Presidente Emérito do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Preside o Conselho Superior de Estudos Avançados do Instituto Roberto Simonsen da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (IRS/FIESP). É vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e membro do Conselho Administrativo do Instituto Roberto Simonsen, tendo sido seu Presidente. É membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Conselho Político e Social da Associação Comercial de São Paulo,  Integra o Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô) e o Comitê de Auditoria da CETESB. É membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina e do Conselho da Fundação Péter Murányi.  

bernadetealves.com
Jurista e escritor Ruy Martins Altenfelder da Silva

Dr. Ruy é um importante jurista e comunicador que propõe ao leitor de suas inúmeras publicações em revistas especializadas e principais jornais brasileiros, reflexões voltadas ao desenvolvimento econômico e social, sob o foco da ética, em todas as suas dimensões. Um trabalho importante que teve vários reconhecimentos.

Altenfelder recebeu, além da láurea Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial (Aberje 2010), as seguintes: Ordem do Rio Branco (Presidência da República), Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (Tribunal Superior do Trabalho), Zumbi dos Palmares (Fundação Zumbi dos Palmares), Visconde de Porto Seguro (Fundação Visconde de Porto Seguro), Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva (Instituto Histórico e Geográfico de Sorocaba).

bernadetealves.com
Ruy Martins Altenfelder em noite de autógrafos do livro “Novo Nome da Paz”

Ruy Martins Altenfelder da Silva nasceu em Recife, é formado em direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Administração de Empresas  Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo na gestão do Governador Geraldo Alckmin. Foi sócio do Escritório de Advocacia do Professor Fernando Rudge Leite,  integrou departamento jurídico do Grupo Industrial Santista, e foi Presidente voluntário do Conselho de Administração SP e Nacional do  CIEE por dois mandatos (6 anos). Foi Superintendente, Conselheiro e atualmente Curador dos Prêmios da Fundação Bunge.

A SESI-SP Editora é referência na edição de livros e tem mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (impresso, e-book e audiobook.  Recebeu mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições: são onze Jabutis, quatro HQ Mix, três Selos Cátedra 10 da Unesco, entre outros. Em 2019, as obras “Se eu abrir esta porta agora…”, “Romeu e Julieta” e “Fractais tropicais” foram vencedoras do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que, durante os últimos anos, também concedeu a mais de 40 livros do catálogo da SESI-SP Editora o Selo Altamente Recomendável.