Goiaba movimenta economia e faz bem para a saúde

bernadetealves.com
Goiabas colhidas em Brazlândia

A goiaba é um dos destaques da produção agrícola de Brasília. Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a fruta, com grande valor nutritivo e propriedades medicinais, em sistema convencional e orgânico em Brazlândia. As principais variedades são a Pedro Sato, para consumo in natura, e a Paluma, voltada para a indústria. Duas novas cultivares — Tailandesa e Cortbel — também vêm sendo desenvolvidas na região.

Brazlândia é conhecida como a Cidade do Morango e de uns tempos para cá como também a Cidade da Goiaba, a fruta cultivada em 300 hectares rende 12 toneladas por ano. Um negócio que movimenta R$223 milhões anualmente. E ainda tem espaço para crescer mais.

bernadetealves.com
Produtores de goiaba em Brazlândia

Para comemorar tudo isso foi criada a Festa da Goiaba, uma iniciativa da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Administração Regional de Brazlândia e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.

Em tempos de pandemia, a Festa da Goiaba, teve de se adaptar ao “novo normal” em formato de drive-thru. Os visitantes podem adquirir as frutas, doces, geleias, licores, bolos, tortas e a tradicional goiabada cascão e assistem aos shows gratuitos em um espaço drive-in para 500 veículos.

bernadetealves.com
Plantação de goiaba em Brazlândia

A 5ª edição da Festa da Goiaba começou na sexta-feira (14 com show de Roni e Ricardo) e vai este domingo (16), a partir das 9 horas na  BR-080, quilômetro 13, Brazlândia, com show do Grupo Forró Boys.

O público também poderá conferir o espaço FloraBraz, que conta com espécies de flores e plantas cultivadas no Distrito Federal. Segundo os organizadores, a visitação será por ordem de chegada dos veículos, com direito a uma área restrita e individual ao ar livre.

bernadetealves.com
Goiabas colhidas em Brazlândia

A goiaba é uma fruta que garante diversos benefícios para a saúde devido ao fato de ser rica em vitamina C, A e B. O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

A fruta tropical tem poucas calorias e, por isso, pode ser uma boa opção para incluir na dieta para perda de peso. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais.

bernadetealves.com
Suco de Goiaba

Estudos comprovam que as fibras solúveis  da goiaba, facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.

Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

bernadetealves.com
Goiaba movimenta economia e faz bem para a saúde

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

bernadetealves.com
Doce de goiaba

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias e facilitar a absorção de ferro na dieta, ajudando a evitar ou tratar a anemia quando se consome em conjunto com alimentos ricos em ferro.