Temporal com granizo e ventos causa estragos no Sul do Brasil

bernadetealves.com
Temporal com granizo em São Francisco de Assis, RS

Áreas de instabilidade associadas à sistemas de baixa pressão atmosférica e à uma frente fria, ajudaram a formar nuvens muito carregadas no começo desta semana no Sul do Brasil. O destaque é para muita chuva congelante.

bernadetealves.com

A  formação de nuvens escuras sobre muitas cidades gaúchas chamava a atenção no final da tarde de terça-feira (18). Moradores das regiões fizeram registros do céu tomado por nuvens escuras e carregadas. O Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) emitiu alerta para chuva forte, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento de até 80 km/h, com risco de falta de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e granizos.

bernadetealves.com
Temporal danificou casas em São Sepé , RS Foto: Leonardo Ineu

A severa  chuva de pedras, em diversas regiões gaúchas como Rio Pardo, Pantano GrandeSão Jerônimo, Camaquã, São Sepé,formou cerca de 15 centímetros de gelo, danificando casas, gramados e plantações. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) deve contabilizar a partir desta quarta-feira (19) os estragos relacionados ao tabaco, e outras culturas.

bernadetealves.com
Temporal com granizo causa estragos em Jaguari,RS

De acordo com a MetSul, diversas regiões ao norte e noroeste do Estado também foram atingidas. Cacequi, Nova Esperança do Sul, Selbach, São Francisco de Assis e Jaguari relataram muitos estragos em imóveis e plantações.

bernadetealves.com
Chuva congelante em Rio Pardo, RS

Em Cacequi, a ventania destelhou residências no Centro e na vila Álvaro Leitão, e árvores tombaram no bairro Novo e no interior do município. Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Cléo Pinto, a prefeitura distribuiu lonas para quem ficou prejudicado pelo mau tempo. Em São Vicente do Sul, também na região Central, o vento derrubou duas árvores na BR 287 e teve registro de falta de luz.

O trânsito ficou prejudicado na BR 287, em Santa Maria, e em algumas avenidas da área urbana, em razão do grande volume de água na pista. Segundo o Corpo de Bombeiros a chuva torrencial durou 50 minutos. Já na Fronteira-Oeste, os estragos foram maiores em Alegrete, onde o temporal durou cerca de duas horas. Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros Adão Rodrigues, um poste com transformador tombou na rua Santana, no bairro Promorar, interrompendo o fornecimento de energia elétrica no entorno. 

bernadetealves.com
Temporal com granizo causa estragos em plantações

Além da chuva de pedras, a semana também será marcada por frio intenso. Uma segunda frente fria vai chegar nesta quarta-feira, 19 de agosto. Este sistema virá acompanhado de uma massa de ar polar muito forte que vai trazer uma brusca e acentuada queda de temperatura na Região. A MetSul reitera que haverá uma poderosa incursão de ar polar afetando grande parte do Brasil e uma extensa área da América do Sul na segunda metade da semana.

bernadetealves.com
Granizos de todo o tamanho assustam gaúchos

No Uruguai e no Rio Grande do Sul, a temperatura começa a cair acentuadamente a partir desta quarta-feira, especialmente entre a tarde e a noite, com o domínio do ar gelado entre quinta e sábado. Nas demais áreas do Brasil, a queda da temperatura será sentida entre a quinta e a sexta-feira.

bernadetealves.com
Gaúchos publicam imagens de enormes granizos na noite de 18 de agosto

Os meteorologistas da MetSul enfatizam que vai se tratar de um episódio curto de frio, mas intenso e potencialmente histórico. E o que poderá fazer do evento de ar gelado histórico não serão mínimas excepcionalmente baixas ou geada intensa generalizada, como costuma ser a regra, afinal haverá nuvens, instabilidade e vento para impedir. O que traz a possibilidade de ser um evento marcante, é a chance de neve em maior número de locais e com maior intensidade.