Como cuidar dos olhos: o canal de comunicação entre as pessoas

A pandemia do novo coronavírus acentua e consolida tendências de maneira categórica como a necessidade do uso de máscaras para evitar a contaminação e diminuir o contágio. Os olhos, janelas da alma, ganharam destaque. Comunicar nunca foi tão importante e complexo uma vez que os olhos estão no centro de tudo.
O uso da máscara estimula maquiar os olhos para realçar o rosto mas exige cuidados. O uso incorreto dos produtos e com prazo de validade vencido pode provocar conjuntivite, infecção da pálpebra e até lesionar a córnea.

O oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugenio,diz que o mau uso de produtos como rímel, delineador, lápis e sombra, itens que estão em contato direto com os olhos podem causar irritações oculares que variam de sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos.
“Conjuntivite e blefarite, inflamação na pálpebra que causa prurido e vermelhidão, também podem surgir. E apesar da facilidade do tratamento, desconforto nos olhos nunca é bem-vindo”, diz o médico.

Dr. Hilton chama atenção para a qualidade dos produtos e o prazo de validade. “Os produtos utilizados para maquiar o rosto devem ser clinicamente testados e aprovados para essa finalidade. Apenas os dermatologicamente testados e hipoalergênicos são indicados. Maquiagem com prazo de validade vencido é uma das maiores causas de dermatite de contato”, alerta o oftalmologista.
Usar maquiagem de outra pessoa também é abrir a porta para a entrada de agentes causadores de irritações e até mesmo conjuntivites. “Se for preciso retocar a maquiagem durante um jantar, por exemplo, carregue a sua própria na bolsa”, aconselha Hilton Medeiros.
O médico sugere que as pessoas que exercem atividades essenciais evitem coçar os olhos e levar as mãos para a mucosa dos olhos, boca e nariz quando estiverem na rua para evitar o contágio do coronavírus. Segundo ele as lágrimas também são vias de transmissão do vírus e a conjuntivite é um dos sintomas da Covid-19.

O simples ato de coçar os olhos com maquiagem pode trazer sérias consequências. “Ao se coçar, toda a sujeira, o suor e o cosmético são levados para dentro dos olhos, o que pode ocasionar infecção da pálpebra e até lesão da córnea”, alerta o oftalmologista.
Em caso de irritação, compressas com soro fisiológico gelado são indicadas para minimizar o desconforto. Todavia, se o problema persistir, recomenda-se procurar um oftalmologista.