Caça Gripen da FAB faz seu primeiro voo com sucesso

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB comprado na Suécia faz 1º voo no Brasil em segurança

O Gripen é o primeiro F-39E das 36 unidades compradas pelo governo Dilma Rousseff em 2014 por US$ 4,5 bilhões. Na época da compra, a transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo federal optar pelo Gripen da Suécia e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).

Cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos brasileiros receberam treinamentos. Dos 36 aviões, 15 devem ser produzidos e montados em solo brasileiro. Em agosto do ano passado foi realizado o voo inaugural  do Gripen na Suécia. A expectativa é que este caça auxilie nos trabalhos em solo brasileiro com as demais aeronaves a serem montadas.

bernadetealves.com
Caça Gripen fabricado na Suécia chegando de navio ao porto de Navegantes em SC

O Caça fabricado na Suécia chegou ao Brasil no domingo dia 20, de navio até o Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Não veio voando porque está em fase de testes e ainda precisava de inclusão de mais equipamentos.

No dia 22, de madrugada, foi rebocado por cerca de 2 quilômetros, pelas ruas de Navegantes até um hangar no aeroporto. A operação contou com mais de 100 agentes de segurança, barreira policial e patrulhamento nos bairros da cidade.

bernadetealves.com
Caça Gripen da SAAB, é levado do Porto de Navegantes até o aeroporto

O caça foi preparado para o voo, passando por verificações técnicas que incluíram testes de acionamento do motor e taxiamento em solo. Nesta quinta-feira, 24 de setembro,decolou pela primeira vez  de Santa Catarina até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, em São Paulo.

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB no hangar em Navegantes, Santa Catarina

O Gripen F-39E foi pilotado por Marcus Wandt, piloto de testes da empresa responsável pela fabricação e pousou com sucesso em São Paulo, segundo informações da Força Aérea Brasileira.

“É uma grande oportunidade fazer esse primeiro voo e, sentir nas asas, o ar do Brasil”, disse o piloto Marcus Wandt, em um vídeo divulgado pela SAAB, empresa sueca responsável pela fabricação.

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB comprado da SAAB, se prepara para primeiro voo em solo brasileiro faz primeiro voo em segurança

“Realizamos alguns testes para ter certeza de que o avião está pronto para voo. Depois de chegar em Gavião Peixoto, vamos programar os testes que serão feitos no Brasil e continuar voando”, disse o piloto Wandt,  chefe da Saab.

O caça será apresentado oficialmente em uma cerimônia em Brasília em outubro. A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves é para 2021.

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB faz primeiro voo de Navegantes até Centro de Ensaios da Embraer em SP

Saab JAS 39 Gripen, também designado como F-39 Gripen, é um caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia. Ele foi projetado para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca.

Fotos: Saab/Divulgação e Diorgenes Pandini/NSC