Caça Gripen da FAB faz seu primeiro voo com sucesso

O Gripen é o primeiro F-39E das 36 unidades compradas pelo governo Dilma Rousseff em 2014 por US$ 4,5 bilhões. Na época da compra, a transferência de tecnologia foi um dos principais motivos para o governo federal optar pelo Gripen da Suécia e não pelo Boeing (dos EUA) ou pelo Rafale (da francesa Dassault).
Cerca de 200 engenheiros, montadores e pilotos brasileiros receberam treinamentos. Dos 36 aviões, 15 devem ser produzidos e montados em solo brasileiro. Em agosto do ano passado foi realizado o voo inaugural do Gripen na Suécia. A expectativa é que este caça auxilie nos trabalhos em solo brasileiro com as demais aeronaves a serem montadas.

O Caça fabricado na Suécia chegou ao Brasil no domingo dia 20, de navio até o Porto de Navegantes, em Santa Catarina. Não veio voando porque está em fase de testes e ainda precisava de inclusão de mais equipamentos.
No dia 22, de madrugada, foi rebocado por cerca de 2 quilômetros, pelas ruas de Navegantes até um hangar no aeroporto. A operação contou com mais de 100 agentes de segurança, barreira policial e patrulhamento nos bairros da cidade.

O caça foi preparado para o voo, passando por verificações técnicas que incluíram testes de acionamento do motor e taxiamento em solo. Nesta quinta-feira, 24 de setembro,decolou pela primeira vez de Santa Catarina até o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em Gavião Peixoto, em São Paulo.

O Gripen F-39E foi pilotado por Marcus Wandt, piloto de testes da empresa responsável pela fabricação e pousou com sucesso em São Paulo, segundo informações da Força Aérea Brasileira.
“É uma grande oportunidade fazer esse primeiro voo e, sentir nas asas, o ar do Brasil”, disse o piloto Marcus Wandt, em um vídeo divulgado pela SAAB, empresa sueca responsável pela fabricação.

“Realizamos alguns testes para ter certeza de que o avião está pronto para voo. Depois de chegar em Gavião Peixoto, vamos programar os testes que serão feitos no Brasil e continuar voando”, disse o piloto Wandt, chefe da Saab.
O caça será apresentado oficialmente em uma cerimônia em Brasília em outubro. A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves é para 2021.

Saab JAS 39 Gripen, também designado como F-39 Gripen, é um caça multiuso leve monomotor de quarta geração e meia fabricado pela empresa aeroespacial Saab, da Suécia. Ele foi projetado para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca.
Fotos: Saab/Divulgação e Diorgenes Pandini/NSC