“Pedalar é Suave” ensina segurança no trânsito para crianças

bernadetealves.com
ONG Rodas da Paz lança o “Pedalar é Suave” ensina segurança no trânsito para crianças

Com o intuito de ensinar as crianças as práticas de segurança e os valores do ciclismo, a ONG Rodas da Paz lança, nesta quinta-feira (24), o livro digital “Pedalar é Suave”, às 19 horas no canal YouTube /RodasdaPaz.

O livro retrata a história de um menino que ganha o mundo após adquirir uma bicicleta, e trata do respeito às regras do Código de Trânsito e da importância da empatia nas ruas. A iniciativa promove consciência em respeito a vida humana porque ela é mais frágil em duas rodas.

A obra é inspirada no ciclista Raul Aragão, integrante da Rodas da Paz, que perdeu a vida aos 23 anos, em um atropelamento brutal por excesso de velocidade, em outubro de 2017, quando voltava da Universidade de Brasília. A bike era sua paixão e ser voluntário lhe dava alegria. Raul era a força mobilizadora da ONG Rodas da Paz.

Raul Aragão atuava na Bike Anjo, um coletivo de ciclistas que acompanham pessoas que querem começar a pedalar, dando dicas sobre comportamento e compartilhamento no trânsito e trazendo mais confiança para o iniciante. Ele costumava se caracterizar com nariz de palhaço nas ações.

A live do lançamento vai contar com a presença de toda a equipe de produção do livro e o coordenador da ONG Rodas da Paz, Raphael Barros. A educadora do projeto Bike Anjo, Ana Destri, vai ler o livro em uma apresentação de contação de história.

bernadetealves.com

Renata Ribeiro Aragão, mãe de Raul, diz que o livro transforma a dor em aprendizado.“Não falamos de morte no livro. Queremos só passar uma mensagem de paz, de respeito. O maior protege o menor e assim vamos transformar a violência no trânsito em respeito”.

A capa do livro, de autoria do grafiteiro Pedro Sangeon, mostra o personagem inspirado em Raul, pedalando ao lado de uma pomba branca, que representa a paz. No rosto, o nariz de palhaço, que o ciclista Aragão usava nas ações sociais com crianças. O acessório se tornou uma referência de protesto por respeito no trânsito, e é usado até hoje.

Pedro foi convidado para o projeto “Pedalar é Suave”, em 2018, pela mãe de Raul, Renata Ribeiro Aragão e pela responsável pelo texto do livro, Josi Paz. As duas são voluntárias da Ong Rodas da Paz. Pedro Sangeon é o criador do personagem Gurulino, conhecido nos muros do Distrito Federal. A ideia do livro surgiu após Pedro grafitar um muro em homenagem ao colega da ONG Rodas da Paz.

bernadetealves.com
Ciclista Raul Aragão é homenageado com o livro “Pedalar é Suave”, lançado pela ONG Rodas da Paz

Pedro Sangeon conheceu Raul Aragão  em uma das ações de fomento ao ciclismo, um ano antes do acidente. Ele conta que Raul era muito bom e cheio de ideias para ajudar os outros. Na ONG ele se destacava e tinha muitos planos para o Bike Anjo. “Aragão amava a bicicleta e tudo que ela representa como coletividade e ferramenta contra o sistema antiecológico”, diz o ilustrador do livro.

A ilustradora brasiliense Luda Lima, responsável por colorir a obra, conta que o projeto de livro impresso precisou ser adiado por conta da pandemia do novo coronavírus, mas que será lançado. “Enquanto isso estamos disponibilizando o livro gratuito na internet. Quanto mais pessoas lerem melhor”.

A ONG Rodas da Paz, criada em 2003, atua em Brasília na perspectiva da mobilidade cidadã, com foco na promoção do uso da bicicleta. Luta contra a violência e os crescentes números de acidentes e morte no trânsito. Um trabalho primoroso na promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica, como direito de todo cidadão.

O livro pode ser baixado gratuitamente em www.rodasdapaz.org.br/