Viva Gal Costa! 75 anos de encantamento e musicalidade

bernadetealves.com
Cantora e compositora, Gal Costa, multiinstrumentista

Hoje é um dia especial para a música brasileira. A consagrada cantora Gal Costa, dona de uma das mais belas vozes do Brasil,  completa 75 anos neste 26 de setembro. A musa com voz de cristal chega aos 75 anos com fôlego de sobra e cabeça jovem.

O aniversário será comemorado com a primeira live da artista, às 22 horas, no canal TNT,tanto na televisão quanto no You Tube para toda América Latina.

É mais uma oportunidade preciosa de ver e ouvir este grande nome da MPB em um show com qualidade técnica, transmissão aberta pelo YouTube, e repertório afetivo e com grandes sucessos. A música é um bálsamo para a alma e em tempos de pandemia do coronavírus terá um valor ainda maior.

A live promete surpreender os fãs com as canções mais tocadas nos últimos cinco anos como  “Um dia de domingo”, “Chuva de prata”, “Sorte”, “Quando você olha pra ela” e “Festa do interior”, que completam o top 5, segundo o ECAD. E, claro, as mais conhecidas dos fãs como “Baby” e “Vaca Profana”.

Marcus Preto, diretor artístico dos projetos da cantora preparou um lindo repertório. Gal vai se apresentar acompanhada de Pedro Sá (violão e guitarra) e Chicão (teclado).

bernadetealves.com
Cantora Gal Costa

“Que artista imaginou um dia fazer uma live? A gente trabalha com aglomeração, com público, com calor, com emoção. Vamos ter que aprender a levar tudo isso para as pessoas através de uma live.Espero dar o meu melhor nesta apresentação intimista para plateia virtual”, diz Gal Costa.

Gal Costa é considerada uma das grandes intérpretes da música popular brasileira e já gravou mais de mil composições. O seus compositores preferidos são Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Chico Buarque e Dorival Caymmi, dentre tantos outros.

Os 55 anos de carreira serão comemorados com um álbum de regravações com convidados de gerações mais novas da música como o que aconteceu em julho quando regravou Baby, com o dueto de Gal e do cantor e compositor Rubel, de 29 anos, nas plataformas de streaming, além do clipe da canção.

bernadetealves.com
Cantora e multi-instrumentista Gal Costa

Marcus diz que neste primeiro momento  devem participar Silva, Seu Jorge, Criolo e António Zambujo. “No meio do ano que vem, a gente já começa a gravar o disco de carreira dela. E, posteriormente mais uma regravação com vozes femininas”.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, a encantadora cantora, compositora e multi-instrumentista, nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 26 de setembro  de 1945. É amada e admirada em todas as gerações. Nos últimos anos, Gal Costa teve mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de Rádio e TV.

Gal está há meses em isolamento com seu filho de 15 anos na sua casa em São Paulo e segue à risca as recomendações das autoridades de saúde sobre os cuidados nesta pandemia.

“Quando precisei saí, e foram pouquíssimas vezes, saí com máscara, com distanciamento, e tomando todos os cuidados de higienização. Estou em casa, esperando as coisas melhorarem para voltar à rotina”, diz Gal. A cantora diz que ficou chocada de ver pessoas sem a menor responsabilidade, nas praias, nos bares, como se nada tivesse acontecido, sem se preocupar com o próximo.

“A gente vive um momento como este, acho que isso impõe as pessoas a terem uma certa visão da vida diferente do que tinham, menos egoísta, com mais solidariedade. Enfim, fico chocada, porque a gente tem que respeitar a ciência acima de qualquer coisa. A gente vive um momento que não é nem mais sobre a questão do bem e do mal, mas de lutar contra a ignorância, e a favor da ciência e da sabedoria”, finaliza a cantora Gal Costa.

Fotos: divulgação e Andre Schiliró