Plataforma brasileira Tamo Junto é finalista do MIT Solve Global Challenges

bernadetealves.com
Plataforma brasileira Tamo Junto é finalista do MIT Solve Global Challenges

A plataforma gratuita Tamo Junto, voltada a microempreendedores de baixa renda, com videoaulas, cursos e materiais para uso prático, desde 2014, é o único projeto brasileiro finalista da edição de 2020 do MIT Solve Global Challenges. Tamo Junto foi desenvolvida pela  ONG paranaense Aliança Empreendedora.

A premiação, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das principais e mais respeitadas universidades do mundo, tem como objetivo encontrar empreendedores sociais e ajudá-los a ter um impacto duradouro e transformador. O brasileiro concorre a US$ 10 mil, valor que será investido no fortalecimento da plataforma, em cursos e em mais conteúdos gratuitos para os microempreendedores. 

A seleção principal do prêmio acontece através de um júri, e há uma votação popular para um prêmio de 2 mil dólares, que poderá ser feita até o dia 29 de setembro pelo link: https://solve.mit.edu/challenges/good-jobs-and-inclusive-entrepreneurship/solutions/31287.

O Tamo Junto é uma plataforma online e gratuita, desenvolvida pela Aliança Empreendedora,  e está presente em todos os estados do país. Já beneficiou mais de 75 mil pessoas e o seu canal no YouTube conta hoje com mais de 68 mil inscritos. Para saber mais, acesse: www.tamojunto.org.br.

bernadetealves.com
Luísa Bonin, co-fundadora da plataforma Tamo Junto na Aliança Empreendedora

A curitibana Luisa Benin, co-fundadora da plataforma Tamo Junto na Aliança Empreendedora está muito feliz com a indicação e realizada com o trabalho desenvolvido. Ela diz que qualquer pessoa pode ter acesso a todo o conteúdo gratuitamente. “Nosso objetivo é apoiar o microempreendedor brasileiro com coisas práticas que eles podem aprender para melhorar o negócio”, diz a jovem inspiradora.

Ela conta que antes da pandemia, a plataforma Tamo Junto  tinha 30 mil pessoas. Com a pandemia, o número de pessoas cadastradas mais que dobrou, hoje são 75 mil pessoas utilizando a plataforma para se desenvolver e desenvolver seus pequenos negócios e se reinventar nesse momento, já que os microempreendedores foram diretamente afetados e passaram a buscar um suporte gratuito para construir resiliência durante esse período.

bernadetealves.com
Equipe da plataforma brasileira Tamo Junto, durante atividade em 2019

“Nós apoiamos pessoas a se verem como empreendedoras e se desenvolverem, oferecendo conhecimento gratuito e de boa qualidade para que entendam de gestão financeira, formalização, marketing, delivery, vendas online, e com isso, ter uma fonte de renda estável com seus pequenos negócios e acesso a uma vida melhor. Com o prêmio, vamos apoiar ainda mais pessoas, criando novos conteúdos gratuitos e fazendo eles chegarem em quem precisa”, diz Luísa Bonin, co-fundadora da plataforma Tamo Junto na Aliança Empreendedora.

bernadetealves.com
Luísa Bonin, co-fundadora da plataforma Tamo Junto na Aliança Empreendedora

O trabalho da Aliança Empreendedora consiste em apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Mais de 100 mil microempreendedores foram orientados para  iniciar ou desenvolver seus negócios. Mais ais informações: http://aliancaempreendedora.org.br/