Constituição Brasileira: 32 anos do marco da redemocratização

bernadetealves.com
Deputado Ulysses Guimarães

Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, após 20 meses de trabalho, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional.

Lembrar o marco histórico nos faz refletirmos sobre as expectativas criadas, as frustrações e as mudanças que se fazem necessário.

bernadetealves.com
Promulgação da Constituição de 1988

O marco de luta democrática gerou direitos e garantias, efetivou políticas de inclusão, igualdade e participação.  Consagrou o SUS, o sistema integrado de atendimento gratuito à saúde que em tempos de pandemia do novo coronavívus, cumpre sua missão com profissionalismo, dedicação e responsabilidade com a vida.

bernadetealves.com

A Constituição Federal nestes 32 anos ainda não atendeu por completo os anseios do povo brasileiro. Os avanços como imposto para as grandes fortunas ainda não foi concretizado.

Os desafios e as lutas continuam porque a Constituição é o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, exaltou em um vídeo gravado as mais de três décadas de estabilidade institucional entre outros avanços.

bernadetealves.com
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE enaltece os 32 anos da Constituição Cidadã

Conquistamos ainda estabilidade monetária e também conseguimos uma expressiva inclusão social. Não apenas na luta contra a pobreza, mas também na luta de mulheres, de gays, de indígenas e no enfrentamento do racismo estrutural brasileiro”, afirmou o presidente do TSE.

O ministro Barroso lembrou que há pontos que ainda precisam de atenção, como “o sistema político que não atende as demandas da cidadania, uma sociedade ainda extremamente violenta e uma corrupção que ainda não conseguimos derrotar inteiramente”

O presidente do TSE destacou que o resultado de um “país é aquilo que a gente consegue fazer ao longo do tempo. E uma forma de participar da construção de um país é votando. Teremos eleições agora dias 15 e 29 de novembro. Participe e ajude a consolidar a democracia brasileira e fazer um país melhor e maior”, diz o ministro Barroso.

bernadetealves.com