Coronel William Bomfim assume comando do Corpo de Bombeiros do DF

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha na transmissão de cargo no comando do CBMDF do coronel Lisandro Paixão e William Bomfim

Conhecido, principalmente, por prestar primeiros socorros, o bombeiro militar é responsável por proteger a vida, meio ambiente e patrimônio. Uma missão com foco no cidadão e responsabilidade socioambiental que presta serviços emergenciais nos padrões internacionais.

Os bombeiros vão além de suas atribuições. Neste 2020 tiveram mais uma missão: salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus. Uma missão desempenhada com amor por valorosos profissionais de segurança e saúde e reconhecida pela sociedade e pelo governo Ibaneis Rocha.

bernadetealves.com

Esta importante corporação militar está sob novo comando. O governador Ibaneis Rocha empossou no dia 5 o Coronel William Augusto Ferreira Bomfim como comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF. A cerimônia aconteceu no auditório do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul (SPS).

bernadetealves.com
Coronel Lisandro Paixão, coronel William Bomfim, governador Ibaneis Rocha e vice-governador Paco Britto

O novo comandante-geral dos Bombeiros ,coronel Bomfim, vinha trabalhando desde o dia 11 de setembro em pautas prioritárias como o combate aos incêndios florestais, a expansão dos quartéis em regiões carentes e a ajuda na disponibilidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o combate ao coronavírus.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e vice-governador Paco Britto na solenidade de posse do Coronel Bomfim no comando do CBMDF

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do Corpo de Bombeiros Militar no combate à Covid-19. “A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso. Os bombeiros do DF são um dos mais destacados do país”, afirmou o chefe do Executivo local.

Durante a transmissão de cargo Ibaneis deu uma boa notícia para a população do DF e para as forças de segurança. O governador anunciou o reforço de 378 bombeiros militares ainda em 2020. Os profissionais serão nomeados até dezembro. “Faremos a convocação de 378 bombeiros. Todos os concursados que estão aptos serão nomeados”, assegurou o governador.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha na cerimônia de posse do Coronel William Bomfim comando do Corpo de Bombeiros do DF

“É com muita felicidade que eu recebo esta notícia. Precisamos dar oportunidade a esses jovens, que passaram em um concurso com mais de 40 mil candidatos. Espero que ingressem e trabalhem arduamente no Corpo de Bombeiros”, comemorou o comandante-geral William Bonfim.

Além da convocação dos bombeiros, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de chamar mais 600 policiais militares até o fim do ano.O chamamento desses profissionais ficou suspenso devido à pandemia de Covid, a doença causada pelo novo coronavírus.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e vice-governador Paco Britto na solenidade de posse do Coronel Bomfim no comandoCBMDF

O ex-comandante-geral dos Bombeiros, Lisandro Paixão destacou que, ao longo de nove meses no cargo, realizou um trabalho de bases sólidas, desafiado pela atuação no combate à Covid-19. “Preservamos a vida dos bombeiros e das bombeiras e mantivemos nossos atendimentos, com o reforço de 20 ambulâncias nas ruas”, destacou Lisandro Paixão.

bernadetealves.com
Cerimônia de transmissão do comando do CBMDF para o coronel William Bomfim

A cerimônia foi prestigiada pelo vice-governador do DF, Paco Britto; o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o secretário de Governo, José Humberto Pires; os deputados federais Júlio César e Luís Miranda; e os distritais Roseveelt Vilela (militar do Corpo de Bombeiros), Cláudio Abrantes e Iolando.

O Coronel William Bomfim nasceu em Brasília e tem 49 anos. É bombeiro militar desde 1989. É graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica e em Direito pelo UniCeub. É especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unb e Gestão Estratégica Corporativa pela Famatec e CEPED/CBMDF. Tem Mestrado em Administração Pública pelo IDP/DF.

Antes de chegar ao comando da corporação, o coronel Bomfim desempenhou várias funções no CBMDF, na Secretaria de Segurança Pública do DF, Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. Representou o CBMDF em Cooperações Técnicas Internacionais junto a Agência de Cooperação Técnica Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês).  Realizou Curso de Perícia de Incêndio, Estágio de Missão de Paz (CCOPAB), Comunicação Social no Exército Brasileiro e o Curso de Sistema de Comando de Incidentes, bem como Combate ao Terrorismo realizado nos EUA.

O coronel Bomfim participou de missões representando o CBMDF em 25 estados do país e também no Japão, EUA, Haiti, El Salvador, Uruguai, Argentina, Portugal, França, Polônia, Bielorrússia e Coréia do Sul.

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília.