Caça Gripen da FAB é apresentado em Brasília no Dia do Aviador

bernadetealves.com
Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez recebendo o presidente Bolsonaro no Dia do Aviador, na Base Aérea

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, apresentou o novo caça multimissão F-39E Gripen, durante as comemorações do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília.

bernadetealves.com
FAB comemora o Dia do Aviador com Bolsonaro na Base Aérea de Brasília

A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, vice-presidente Hamilton Mourão, Ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva, Micael Johansson, CEO e presidente da Saab, Ministro do STM Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, dentre outras importantes autoridades.

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB é apresentado em Brasília no Dia do Aviador

A aeronave multimissão F-39E Gripen,é a primeira entrega dos 36 aviões que o Brasil encomendou da empresa sueca Saab em 2014, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. O investimento feito pelo governo foi de R$ 24 bilhões, financiados em 25 anos. O caça Gripen será empregado em atividades realizadas no setor industrial brasileiro dentro de um programa especial de transferência de tecnologia.

bernadetealves.com
FAB comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça e do Caça Gripen

Na cerimônia, Bolsonaro estourou uma champanhe em cima do caça, como parte do batismo, e brincou ao final, simulando que iria tomar a champanhe. O presidente também entrou na aeronave.

bernadetealves.com
Presidente Jair Bolsonaro batiza o Caça Gripen da FAB na Base Aérea de Brasília

“Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade, nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo indispensáveis à nossa soberania. Incorporamos a nossa frota duas aeronaves reconhecidamente modernas, estratégicas para Força Aérea Brasileira, o KC-390 e o Gripen F-39. É uma demonstração cabal a cada um de nós de que, com liberdade e comprometimento, os sonhos de nosso povo estarão ao alcance de todos”, disse Presidente Bolsonaro.

bernadetealves.com
Presidente Bolsonaro e Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez, “batizam o Caça Gripen da FAB

O caçaF-39E Gripen sobrevoou a Capital Federal após a exibição da Esquadrilha da Fumaça.

A expectativa da FAB é substituir toda a sua frota atual, composta por caças F-5, de origem norte-americana, pelas aeronaves Gripen. O modelo é considerado mais eficiente, tem baixo custo operacional e capacidade tecnológica avançada, segundo os militares.

bernadetealves.com
Presidente Bolsonaro e Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez, “batizam o Caça Gripen da FAB

O F-39E Gripen realizou seu primeiro voo em território nacional no mês passado. Vindo da Suécia, ele chegou em um navio ao Porto de Navegantes (SC) em 20 de setembro. Dois dias depois, decolou da região sul do país até a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, em São Paulo.

bernadetealves.com
Presidente Bolsonaro verificando o interior do Caça F-39E Gripen

De acordo com a Aeronáutica, o F-39E Gripen é “a mais moderna e avançada plataforma multimissão atuando na defesa do espaço aéreo brasileiro”. É capaz de voar em uma velocidade máxima de 2.400 km/h —praticamente duas vezes a velocidade do som (1.224 km/h).

bernadetealves.com
Caça Gripen da FAB é apresentado em Brasília no Dia do Aviador

Aeronaves multimissão são aquelas que podem participar de confrontos no ar, na terra e no mar. O modelo tem um amplo repertório funcional, com equipamentos que podem atuar na segurança pública, no controle e monitoramento ambiental, na vigilância de fronteiras, entre outras áreas.

“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países [Brasil e Suécia]”, disse o ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

bernadetealves.com
Caça F-39E Gripen faz primeiro voo em Brasília, no Dia do Aviador

“O desenvolvimento e a fabricação do smart fighter [caça inteligente] também vêm sendo acompanhados de perto pelos integrantes da força e envolvem profissionais de diversas empresas brasileiras. Este 23 de outubro de 2020, portanto, é ainda mais especial, pois contamos com a apresentação oficial do primeiro F-39 Gripen a chegar ao Brasil”, comentou tenente-brigadeiro Bermudez, comandante da Aeronáutica.

bernadetealves.com
general Hamilton Mourão, presidente Jair Bolsonaro e ministro Fernando Azevedo, no Dia do Aviador em Brasília

“É uma grande honra ver o Gripen na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Acredito que não há ocasião mais representativa para essa apresentação, pois, certamente, significa muito para todos os aviadores brasileiros ter a aeronave voando nos céus do País”, disse Micael Johansson, CEO e presidente da Saab.