Brasília perde Jofran Frejat, o Doutor da Saúde e o político honrado

bernadetealves.com
Dr. Jofran Frejat,ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal

É com pesar que registro o falecimento do médico e ex-secretário de Saúde Jofran Frejat, ocorrido ao entardecer do dia 23 de novembro. O ex-deputado federal por cinco mandatos tinha 83 anos e foi vítima de um agressivo câncer de pulmão e teve o óbito confirmado pelos familiares.

A morte do dedicado médico e político honrado causou comoção. O Dr. Jofran era respeitado em todas as classes sociais e chamado de “Doutor da Saúde”. Ele mostrou que a saúde pública é de qualidade e que os servidores públicos são dedicados e competentes.

bernadetealves.com
Dr. Jofran Frejat, médico e político

O médico-cirurgião comandou a Secretaria de Saúde do DF por quatro vezes durante o governo Joaquim Roriz. Frejat foi responsável por reformular o sistema público de saúde e pela criação da Escola Superior de Ciências da Saúde do DF (ESCS). Construiu os 36 primeiros postos de saúde, o Hospital Regional da Asa Norte, Hospital de Apoio, Hospital de Ceilândia, e o hospital do Paranoá.

bernadetealves.com
Jofran Frejat e Joaquim Roriz no Tribunal Regional Eleitoral, em 05/07/2010 em Brasília

Ele tinha compromisso com a vida das pessoas e com o que fazia.Era ético, respeitador e bem  relacionado. Um parlamentar competente, dedicado que honrava cada voto recebido. Um perfeito cavalheiro que transitava bem em todas as ideologias políticas. Jofran Frejat também foi ministro interino da Previdência Social e lutou pela dignidade dos aposentados.

Em vida desempenhou uma missão vitoriosa e digna na saúde e na política. O seu legado de trabalho, respeito, ética inabalável e compromisso com Brasília, jamais será esquecido. Minha solidariedade e conforto à família, amigos, colegas e eleitores do político exemplar. Descanse em paz, Doutor Frejat.

bernadetealves.com
Brasília perde Jofran Frejat, o Doutor da Saúde e o político honrado

O governador Ibaneis Rocha lamentou a morte do político e médico e decretou três dias de luto oficial. “Nos deixa um grande cidadão que fez sua história pautado na ética e na atenção aos que mais precisavam. Que a família receba os meus pêsames e o meu carinho”.

O vice-governador Paco Britto registrou sua emoção nas redes sociais.“Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grade homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rogo a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos”.

“Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte de Frejat, amigo e mestre. Um exemplo de ser humano. Jofran Frejat médico, Jofran Frejat deputado, Jofran Frejat gestor público era sempre o mesmo Frejat, aquele que fazia o bem sem olhar a quem. Dedicou a maior parte de sua vida ao nosso Distrito Federal como médico, deputado federal e secretário de Saúde. Para nós, que aqui ficamos, o que nos consola é que ele sempre estará presente no imenso legado que deixa pela sua história de vida, trabalho, honestidade e amor ao próximo”, registrou o senador Izalci Lucas.

O advogado e professor Severino Cajazeiras, secretário de Atendimento à Comunidade, demonstrou seus sentimentos nas redes sociais. “É com consternação que recebemos a notícia do falecimento do grande homem público, Doutor por Excelência, pai e marido exemplar, amigo de todos, Jofran Frejat. O Constituinte dedicou grande parte de sua vida à Capital da República e dela se despede sem nenhuma mácula. Com sua ética inabalável, jamais se deixou levar pelos belos cantos da corrupção, deixando para seus familiares um legado pautado pela prestação do bom serviço público, seja implantando grandes feitos ao Sistema de Saúde, seja legislando em causas sensíveis ao DF. Vá em paz, Doutor do Povo”.