Rabanete: o amargo que previne envelhecimento e fortalece o organismo

A hortaliça é cultivada na Europa desde a Antiguidade e pertence a mesma família da couve, repolho, nabo, mostarda e agrião. Na cultura chinesa o rabanete, juntamente com repolho e coalhada de soja (tofu) são relacionados como alimentos que evitam o aparecimento de doenças.
O rabanete tem sabor picante, adocicado e ao mesmo tempo meio amargo. É um alimento versátil que pode ser comido cru, cozido ou assado. É gostoso em saladas e saboreado junto com alface americana, manga e abacate ou em petiscos.

Na hora da compra deve-se dar preferência aos rabanetes lisos, firmes e sem rachaduras. Em casa deve ser lavado com água e detergente. Depois de seco deve ser conservado, preferencialmente, em geladeira, dentro de saco plástico.

Especialistas em alimentação saudável, em suas publicações, recomendam que nenhum alimento deve ser consumido em excesso e todos os dias. O ideal é manter uma dieta diversificada e variar os alimentos diariamente.
O rabanete é um alimento versátil que pode ser comido cru, cozido, assado. É gostoso em saladas e saboreado junto com alface americana, manga e abacate.
Ideal para quem quer manter o peso. Tem poucas calorias e muitas fibras, que dão a sensação de saciedade e ajudam a controlar o apetite. O alto teor de água, a vitamina C e as vitaminas do complexo B presentes no rabanete ajudam a manter a pele bonita e saudável.

O rabanete contém uma boa quantidade de potássio, evitando a perda de colágeno; sódio, que auxilia na digestão; e magnésio, importante para manter ativo o sistema nervoso.
A vitamina C protege contra gripes e resfriados, um antioxidante que ajuda o corpo a combater radicais livres prejudiciais, age na prevenção de cânceres, de doenças cardiovasculares, inflamação e ajuda a aumentar a imunidade, seu consumo é recomendado para fortalecer o organismo.
Seus benefícios para a saúde são enormes. O rabanete tem níveis adequados de folatos, vitamina B6, B2, B1 e minerais como ferro, magnésio, cobre e cálcio. Além disso, contêm muitos fitoquímicos antioxidantes como zeaxantina, luteína e beta-caroteno.

A hortaliça possui também efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, e tem ação desintoxicante, purificando o sangue e eliminando toxinas do nosso organismo.
Estudos sugerem que estes compostos previnem cancer de próstata , mama, cólon e ovário, em virtude da sua inibição do crescimento das células cancerosas e apresentam efeitos citotóxicos sobre elas.
Salada de Feijão Branco com rabanete

Ingredientes
- 1 lata de feijão-branco cozido (1 ½ xícara (chá) de grãos)
- 2 rabanetes
- ½ pepino japonês
- ½ xícara (chá) de caldo de laranja
- 2 ramos de salsinha
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- ½ colher (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Fazer
- Lave os rabanetes e corte cada um em rodelas finas. Transfira para uma tigela, cubra com água e cubos de gelo e deixe descansar por 10 minutos para que o rabanete fique menos ardido.
- Lave e seque o pepino e a salsinha. Corte o pepino ao meio, no sentido da largura. Reserve uma das metades na geladeira para uma próxima receita. Corte a outra metade ao meio, no sentido do comprimento e com uma colher de café, raspe o miolo com as sementes. Corte o pepino em cubos de 1 cm e transfira para uma tigela.
- Passe o feijão pela peneira e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem a água e junte ao pepino.
- Escorra a água do rabanete. Misture as fatias de rabanete ao feijão. Tempere com o caldo de laranja, o vinagre, o azeite, sal e pimenta a gosto. Junte as folhas de salsinha e misture delicadamente. Sirva a seguir.
Creme de Rabanete

Sopas, cremes ou caldos são sempre bem-vindas em qualquer estação, principalmente à noite. Encorpados e com toque aveludado, elas enriquecem o cardápio. Misturar ingredientes comuns dão um resultado sofisticado e agradam o paladar.
O rabanete, geralmente usado em saladas e conservas, pode ser usado em caldos e sopas. Suas folhas, ricas em cálcio e ferro, normalmente descartadas, compõe agora um alimento nutritivo e funcional.

Ingredientes
- 2 maços de rabanetes com as folhas
- 2 alhos-porós
- ½ copo de creme de leite light
- 1 litro de caldo de galinha light aquecido
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de fazer
- Lave o alho-poró, o rabanete e suas folhas.
- Pique as folhas, corte o alho-poró e o rabanete em cubinhos.
- Coloque tudo para cozinhar em uma frigideira com 1 colher (sopa) do caldo de galinha.
- Acrescente o restante do caldo bem quente.
- Cozinhe em fogo alto por mais 5 minutos (depois de o líquido ferver).
- Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Bata no liquidificador e peneire.
- Tempere com o sal e pimenta a gosto, e volte ao fogo para esquentar.
- Acrescente o creme de leite, sem deixar ferver. Sirva com torradas.
Salada de rabanete com rúcula e cebola roxa

Ingredientes
- 1/2 maço de rúcula lavada e picada
- 1 xícara (chá) de rabanete lavado e fatiado
- 1 cebola roxa fatiada
- 1/2 de xícara (chá) de azeitona preta fatiada
- 1 xícara (chá) de palmito picado
- 1/3 de xícara (chá) de tomate seco fatiado
Molho:
- 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 colher (chá) de mel
- 1 colher (café) de sal
- 8 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 colher (chá) de orégano
Modo de preparo
Despeje todos os ingredientes do molho em um vidro com tampa e agite vigorosamente até homogeneizar. Em uma travessa, disponha a rúcula, o rabanete, a cebola, a azeitona, o palmito e o tomate. Regue com o molho e sirva.