Grammy 2021: novidades e tendências

O Grammy deu os primeiros passos para o retorno dos eventos com red carpet. Sem público presente, a premiação contou apenas com os artistas indicados aos troféus no local, que desfilarem com looks dos anos 70. Foi um momento de vitórias femininas nas quatro principais categorias do prêmio.
Blue Ivy ganhou, aos 9 anos, seu primeiro Grammy no domingo (14). A filha de Beyoncé e de Jay-Z conquistou o prêmio de Melhor Clipe por “Brown Skin Girl”. Com a conquista, Blue se torna a segunda mais jovem a vencer o maior prêmio da música, atrás de Leah Peasall, das Irmãs Peasall, que levou a estatueta aos 8 anos pela trilha de “E aí, Meu Irmão, Cadê Você?”.

Beyoncé ganhou 4 prêmios (maior número da noite): Melhor Performance de Rap por “Savage” em parceria com Megan Thee Stallion, Melhor Música de Rap, Melhor Performance de R&B, Melhor clipe “Brown Skin Girl”, e virou a mulher que mais levou Grammys na história: 28. “Estou trabalhando a vida inteira desde os nove anos de idade. Nem acredito que isso está acontecendo, essa noite é mágica”, ela a consagrada cantora.
Beyoncé empatou com Quincy Jones e só perde para o maestro Georg Solti, que ganhou 31 vezes.

Nas 4 categorias mais prestigiadas do Grammy, Taylor Swift ganhou o Álbum do Ano com “Folklore”, Billie Eilish teve a melhor gravação com “Everything I Wanted”, Megan Thee Stallion foi a artista revelação e H.E.R. levou música do ano com “I can’t breathe”.

O título da canção de H.E.R. reproduz as últimas palavras de George Floyd, cuja morte provocou protestos contra o racismo nos EUA. “A luta que tivemos por nós mesmos no verão de 2020 – mantenham essa energia”, disse.
Durante a premiação, a rapper Cardi B tocou o trecho de um remix de funk de “WAP” feito pelo carioca Pedro Sampaio.
Fiona Apple foi destaque no rock, com melhor performance (“Shameika”) e melhor álbum alternativo (“Fetch the bolt cutters”). Na eletrônica, Kaytranada ganhou os prêmios principais com “10%” (gravação) e “Bubba” (álbum).

A cerimônia foi apresentada pelo comediante Trevor Noah e teve shows de artistas como Billie Eilish, Dua Lipa, BTS, Harry Styles, Bad Bunny, Anderson .Paak, Bruno Mars, Brittany Howard e Taylor Swift.
Alguns vencedores foram anunciados antes da festa principal, em uma pré-cerimônia. Lady Gaga e Ariana Grande levaram o prêmio de melhor performance de grupo ou duo pop com “Rain on Me”.

Vencedores do Grammy 2021
Álbum do ano: “Folklore” – Taylor Swift
Gravação do Ano: “Everything I Wanted” – Billie Eilish
Música do Ano: “I Can’t Breathe” – H.E.R.
Revelação: Megan Thee Stallion

Melhor performance solo pop:“Watermelon Sugar” – Harry Styles
Melhor álbum vocal pop: “Future Nostalgia” – Dua Lipa
Melhor performance de R&B: “Black Parade” – Beyoncé

Melhor performance de rap melódico: “Lockdown” – Anderson .Paak
Melhor música de rap: “Savage” – Megan Thee Stallion e Beyoncé
Melhor álbum country: “Wildcard” – Miranda Lambert
Melhor álbum latino pop ou urbano: “YHLQMDLG” – Bad Bunny

Além da superioridade feminina, o Grammy 2021 revelou tendências.
Taylor Swift usou vestido floral de Oscar de La Renta e durante a perfomance um vestido da Etro. A peça, que ia até o chão, apresentava uma fenda que corria acima dos joelhos e estampa floral de folha metálica dourada contra um tom marinho profundo, que continuava sobre as mangas longas e transparentes. Com uma cintura apertada e com faixas e mangas esvoaçantes, a cantora estava simultaneamente transmitindo vibrações de cottagecore com Bridgerton.


A cantora britânica Dua Lipa, trouxe de volta os anos 70 para o Grammy. O vestido usado por ela foi um Atelier Versace, todo trabalhado com pequenas pedras de brilhante, decote e fenda. Tudo isso em uma peça só, sem contar as trocas de roupas feitas por ela durante sua performance.

Quem também apresentou a vibe disco da época em questão foi Harry Styles. Dos pés à cabeça vestindo Gucci, como já é de praxe, o cantor apareceu com dois looks: um blazer amarelo quadriculado, que acabou virando meme pela semelhança com o personagem brasileiro Agostinho Carrara (Grande Família) , e um terno todo de couro. Ambos com um acessório em especial: um cachecol de plumas verde e outro roxo, sendo essa última uma das cores do momento, daqueles distribuídos em festa de casamento quando as músicas dos anos 70 começam a tocar na pista.
As plumas apareceram também no vestido usado por
A voz de “Say So” desfilou uma criação de Roberto Cavalli e apostou nos mullets, conhecido também como o penteado antigo mais atual da vez.

As máscaras não só apareceram como, também, se destacaram. Os irmãos Billie Eilish e Finneas vestiram looks da Gucci, com máscaras que davam continuidade ao visual.
Fotos: Kevin Winter / The Recording Academy / AFP