Almirante Almir Garnier assume comando da Marinha do Brasil

bernadetealves.com
Almirante Almir Garnier, presidente Jair Bolsonaro, ministro da Defesa Braga Netto e o Almirante Ilques Babosa Junior, durante transmissão do Comando da Marinha do Brasil

O Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, foi palco da cerimônia de posse de transmissão de cargo do Comando da Marinha do Brasil, nesta sexta-feira, dia 9 de abril, com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e do ministro da Defesa Walter Braga Netto.


O Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos assumiu o comando da Marinha em substituição ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que estava no comando desde 9 de janeiro de 2019 e que cumpriu fielmente a missão que lhe foi confiada na defesa da Pátria e dos poderes constitucionais.

bernadetealves.com
Ministro da Defesa Walter Braga Netto na solenidade de posse do Almirante de Esquadra Almir Garnier no comando da Marinha do Brasil, no lugar do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior


O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, destacou o avanço da Marinha em programas estratégicos como o Nuclear (de desenvolvimento e construção de uma planta nuclear de geração de energia elétrica) e o de desenvolvimento de submarinos, o Prosub, além do apoio dos militares em ações de combate à pandemia e no auxílio à vacinação.


O Almirante de Esquadra Almir Garnier do Santos nasceu em Cascadura, bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.Tem 60 anos e era secretário-geral do Ministério da Defesa antes de ser escolhido para comandar a Marinha. Ele ingressou na Escola Naval em 1978 e concluiu o curso de formação de oficial em 1981 como primeiro colocado no Corpo da Armada.

bernadetealves.com
Almirante de Esquadra Almir Garnier assume o Comando da Marinha do Brasil, em solenidade no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília

Bastante emocionado, e não é para menos, pois sua relação com a Marinha do Brasil, iniciou aos 10 anos de idade quando ingressou no curso de formação de operários da extinta Escola Industrial Comandante Zenethilde Magno de Carvalho. O Almirante agradeceu o apoio da família e os valores da Força de Segurança.

Depois o Comandante da Marinha ressaltou a importância do desenvolvimento da ciência e tecnologia para a Marinha do Brasil e se comprometeu a manter as iniciativas de inovação em andamento.

bernadetealves.com
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos é o novo Comandante da Marinha do Brasil

Garnier serviu em embarcações como as fragatas Independência e União e o Navio-Escola Brasil. Comandou o navio de apoio logístico Almirante Gastão Motta e a Escola de Guerra Naval e o 2º Distrito Naval. O novo Comandante da Marinha é mestre em pesquisa operacional e análise de sistemas na Naval Postgraduate School (NPS), nos Estados Unidos, e MBA em gestão internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

bernadetealves.com
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos assume o Comando da Marinha do Brasil

O novo Comandante da Marinha já atuou como assessor especial do Ministério da Defesa de três ministros do governo Dilma (Celso Amorim, Jacques Wagner e Aldo Rebelo) e de Raul Jungmann, no governo Temer. O almirante é casado com Selma Foligne Crespio de Pinho, doutora na área de computação e experiência em gerenciamento de projetos.


A cerimônia de transmissão de cargo foi prestigiada pelo ministro Luiz Eduardo Ramos da Casa Civil, ministro de Relações Exteriores Carlos Alberto Franco França, familiares, além de outras autoridades militares e civis.

Fotos: Marcos Corrêa/PR e Divulgação Marinha do Brasil