Brasília é referência em cogumelo orgânico, alimento que contribui para o bem-estar do organismo

bernadetealves.com

Os cogumelos ganharam popularidade nos últimos anos e os brasileiros estão consumindo mais o alimento que fornece proteínas, fibras, minerais e vitaminas do Complexo B que contribuem para o bem-estar do organismo, aumentando a imunidade e diminuindo os danos do envelhecimento precoce.


Segundo especialistas da Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos e do engenheiro agrônomo e pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Daniel Gomes, as propriedades nutricionais variam de acordo com o tipo de cogumelo. Mas, todos possuem antioxidantes e o consumo regular de alimentos com essa propriedade protege o organismo dos radicais livres que podem causar problemas de saúde como o câncer.

O consumo regular de cogumelo melhora o funcionamento do intestino, aumenta a saciedade, contribui para saúde do coração e resistência à insulina. É importante ficar de olho na procedência do alimento, nos selos de inspeção e quem é o produtor responsável para evitar problemas de saúde como intoxicação.

bernadetealves.com
Propriedades nutricionais dos cogumelos

Um estudo divulgado no Journal of Alzheimer’s Disease mostrou que consumir cogumelos mais de duas vezes por semana reduziu o risco de problemas de memória e linguagem em pessoas com mais de 60 anos. Os pesquisadores acreditam que esse benefício ocorre por causa dos antioxidantes presentes nesse alimento.


E mais: os cogumelos são a única fonte de vitamina D de origem não animal. A vitamina D trabalha com o cálcio e o fósforo para formar ossos fortes. Também contribui para o crescimento, melhora o sistema imunológico e a musculatura.

bernadetealves.com
Cogumelo champignon

Segundo o engenheiro agrônomo Daniel Gomes, da Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos e pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, o precioso alimento se apresenta de diferentes formas, tamanhos e cores e há diversas espécies comestíveis. Os mais consumidos no Brasil são o champignon, o shimeji, o shiitake, o portobello e o do Sol.

Shimeji

bernadetealves.com
Cogumelo Shimeji produzido na Caliandra Cogumelos

Este cogumelo apresenta talo comprido e fino, além de uma cabeça pequena e de cor acinzentada. Pode apresentar várias tonalidades, sendo os mais populares o preto e o branco. É pequeno, com aroma marcante, textura crocante e sabor leve. É fonte de vitamina C, selênio, ferro e proteínas. É facilmente encontrado em feiras e supermercados e tem o preço bastante acessível. Pode ser consumido grelhado, frito, em massas, risotos e no yakissoba —também faz sucesso em rodízios japoneses. Em 100 g contém cerca de 26 kcal.

bernadetealves.com
Bióloga Yara Ballarini da Caliandra Cogumelos

Apostando nos benefícios do alimento a bióloga Yara Ballarini, 30 anos, resolveu entrar de cabeça na produção de cogumelos. Em uma área de 500 metros quadrados, no Núcleo Rural Córrego do Urubu, Região Administrativa do Lago Norte, ela cultiva cogumelos dos tipos Shimeji e Juba de Leão.


Com a assessoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, participou do curso de Empreendedorismo Rural que ajudou a aperfeiçoar seus negócios. Atualmente a Caliandra Cogumelos vende por delivery, em média, 50 bandejas de cogumelos orgânicos por semana, a R$ 10 cada.


Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia Yara vê possibilidade de crescimento nas vendas da Caliandra Cogumelos, a marca certificada orgânica do seu produto. Primeiro, porque já conta com uma clientela fiel e, depois, por investir em estratégias de marketing, como as redes sociais, para difundir ainda mais o negócio.

bernadetealves.com
Cogumelo Juba de Leão da Caliandra Cogumelos

“Ainda estou cultivando a clientela. Tudo ajuda na hora de a pessoa conhecer o produto – a propaganda boca-a-boca, o whatsApp e o marketing direto”, explica a produtora Yara que agora quer também cultivar os cogumelos do tipo shiitake.

Shiitake

bernadetealves.com
Cogumelo: alimento que contribui para o bem-estar do organismo

O cogumelo Shiitake possui uma cor homogênea, mais escura, e apresenta sabor intenso e amadeirado. É o mais consumido no país. É rico em proteínas, vitaminas B, C, D, E, fósforo, potássio e ferro. Em 100 g do alimento há cerca de 26 kcal. É bastante consumido em risotos, molhos, massas, saladas e pizzas.


A bióloga Yara se transformou numa exímia empreendedora. Ela foi uma das finalistas do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe, no ano passado. O prêmio destaca iniciativas inovadoras na área rural e foi promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) das Nações Unidas.

bernadetealves.com
Bióloga Yara Ballarini da Caliandra Cogumelos

A Emater-DF tem feito um trabalho brilhante de estímulo a pesquisa e novos negócios em diversas áreas no Distrito Federal. Vamos apoiar o mercado local. Mais informações (61 ) 98174-4730.

Fotos: Divulgação e Paulo H. Carvalho / Agência Brasília