Comitê de Enfrentamento à Covid-19 anuncia novas estrategias de proteção

bernadetealves.com
Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, da Câmara Arthur Lira e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Os integrantes do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e presidente da Câmara Arthur Lira, se reuniram nesta quarta-feira, 14/4 no Palácio do Planalto. Esta é a segunda reunião do comitê, criado em março deste ano.


A situação da pandemia continua crítica
. O número de pessoas que não resistiram à covid-19 no Brasil subiu para 358.425. Nas últimas 24 horas, foram registradas mais 3.808 mortes. Ainda há 3.694 óbitos em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após a morte do paciente.


São Paulo é o estado com mais mortes pela covid-19, com 84.380 registros. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (39.791), Minas Gerais (28.152), Rio Grande do Sul (22.388) e Paraná (19.531). As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.367), Roraima (1.408), Amapá (1.419), Tocantins (2.289) e Sergipe (3.822).

Após a reunião, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu entrevista coletiva no Salão Oeste do Palácio do Planalto. Queiroga anunciou a antecipação de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer, já aprovada pela Anvisa e disse que o governo federal fez compra de remédios do Kit Intubação.

O representante da Saúde também disse que o Comitê da Covid-19 discutiu estratégias para ampliar a distribuição de insumos e medicamentos sedativos às secretarias estaduais e municipais.


O ministro também anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19, que deverá ser presidida pela enfermeira Francielli Fontana, atual coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunização). “Escolhemos uma funcionária de carreira para prestigiar a carreira pública e fortalecer os quadros do Ministério da Saúde”.


O presidente do Senado Rodrigo Pacheco defendeu a antecipação do cronograma de vacinação para que toda a população brasileira esteja vacinada no ano de 2021. “Aqueles que já tem condição, pelo PNI, para se vacinar, que se vacinem. Esse é um ato de preservação humana individual e para a coletividade”.