General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assume Comando do Exército

bernadetealves.com
General Paulo Sérgio assume Comando do Exército em cerimônia no Clube do Exército

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira defendeu ‘fidelidade aos princípios basilares da hierarquia e da disciplina, sob a estrita observância da ordem constitucional’, em sua primeira mensagem veiculada nas redes sociais, nesta sexta-feira, dia 23, como Comandante do Exército Brasileiro.


“Fiéis aos princípios basilares da hierarquia e da disciplina, e sob a estrita observância da ordem constitucional vigente, devemos continuar a representar vigoroso vetor de estabilidade e de garantia da ordem e da paz social”,
disse o General Oliveira.

O general assume o comando do Exército após o presidente Jair Bolsonaro ter trocado todo o comando das Forças Armadas no meio de seu mandato. “Quero inicialmente agradecer ao senhor presidente Jair Bolsonaro, comandante supremo das Forças Armadas, a confiança depositada neste soldado ao nomear-me para o comando do Exército brasileiro, bem como ao senhor ministro da Defesa, general Braga Netto, pela indicação de meu nome para tão nobre missão”.

bernadetealves.com
Presidente Jair Bolsonaro na Solenidade de Passagem do Cargo de Comandante do Exército, do General Edson Leal Pujol ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

O novo comandante fez elogios ao seu antecessor, general Edson Leal Pujol, pelo que definiu como transição com “serenidade e equilíbrio” recheada de “inequívocas demonstrações de lealdade e camaradagem”.


Na mensagem gravada em vídeo também fez um aceno aos militares que foram para a reserva, ao pedir para que permanecessem unidos. “À nossa reserva ativa, briosos veteranos e militares temporários que deixaram o serviço ativo, mas não despiram a farda verde-oliva. Vocês são muito importantes para a Força – nossa reserva mobilizável. Mantenhamo-nos unidos”.

O comandante do Exército falou do “apoio irrestrito” à vacinação, dizendo que a força terrestre “não parou”. “O Exército esteve e sempre estará junto ao povo brasileiro, do qual constitui o seu braço forte na defesa da pátria”.

bernadetealves.com
Solenidade de Passagem do Cargo de Comandante do Exército, do General Edson Leal Pujol ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

“Que todos nós, integrantes do Exército de Caxias, instituição que desfruta dos mais altos índices de credibilidade junto ao povo brasileiro, possamos servir, pelo exemplo, de inspiração para aqueles que almejam um futuro de paz, justiça, liberdade e progresso para o nosso amado Brasil”, destacou o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A Solenidade de Passagem do Cargo de Comandante do Exército, do General de Exército Edson Leal Pujol, que ocupou o cargo de janeiro de 2019 até 30 de março de 2021, ao General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, aconteceu no dia 20. A cerimônia teve a participação do Vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro da Defesa, general Braga Netto, ministros e militares.

O novo Comandante recebeu uma réplica da invicta espada de Duque de Caxias, patrono do Exército, das mãos do Comandante sucedido. O ato simboliza e materializa a responsabilidade da assunção do comando e da condução do destino da Força Terrestre sob a inspiração dos exemplos do patrono.

bernadetealves.com
Solenidade de Passagem do Cargo de Comandante do Exército, do General Edson Leal Pujol ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

O General Leal Pujol lembrou o trabalho realizado no período em que esteve à frente da instituição, agradecendo a todos que, em diferentes esferas, contribuíram para o seu comando e para o Exército Brasileiro: “passados pouco mais de dois anos, posso afirmar, convicto, que encerro um capítulo marcante de minha vida pessoal e profissional, rico de experiências e pleno de realizações. (…) A vocês todos, homens e mulheres, civis e militares, integrantes da Força Terrestre, agradeço a excepcional dedicação. Vocês são credores da minha eterna gratidão e do meu sincero reconhecimento pelo brilhante desempenho, pela superação de obstáculos e adversidades, pelas missões muito bem cumpridas, pelas vitórias alcançadas e pelos objetivos conquistados”, declarou o Comandante sucedido.

bernadetealves.com
Solenidade de Passagem do Cargo de Comandante do Exército, do General Edson Leal Pujol ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

O Ministro da Defesa, General Walter Braga Netto, destacou o trabalho realizado pelo General Pujol: “tenho a honra e o privilégio de apresentar, com gratidão, as despedidas ao meu dileto amigo, General Leal Pujol, no momento em que se encerra sua missão à frente do Exército Brasileiro, após dois anos de dedicação e realizações em prol do Exército de Caxias e da defesa da Nação. Na condução da Força Terrestre, manteve a agenda alinhada à política e à estratégia nacional de defesa, otimizando e racionalizando os investimentos e os efetivos, além de valorizar o planejamento a longo prazo”. O ministro encerrou seu discurso ressaltando: “missão cumprida com louvor!”.

bernadetealves.com
General Edson Leal Pujol passa o Comando do Exército ao General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, em cerimônia no Clube do Exército

O Comandante sucessor, General Paulo Sérgio, disse que dará continuidade ao trabalho realizado pelo General Leal Pujol e que se sente honrado ao assumir o cargo: “é um desafio que a gente sabe que vai vencer com muito trabalho e com muita dedicação. Tenho uma ligação muito grande com a tropa e o Alto Comando do Exército. Nós estamos unidos e coesos em prol da missão constitucional da Força e, é nesse sentido que hoje eu tenho a honra de assumir o comando do Exército de Caxias”.

bernadetealves.com
General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assume Comando do Exército Brasileiro

O novo Comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, nasceu em 28 de agosto de 1950, em Iguatu (CE). Incorporou às fileiras do Exército em 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras e também foi instrutor na instituição.

bernadetealves.com
General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira assume Comando do Exército

Como Oficial General, exerceu os cargos de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande – MS; Comandante da 16a Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia e Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa e Subchefe de Organismos Americanos do mesmo Ministério, em Brasília-DF; Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, também em Brasília-DF; Comandante Militar do Norte, em Belém-PA; e Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

bernadetealves.com
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o novo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

O General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira é casado com a Sra Maria das Neves Paiva França de Oliveira. O casal possui três filhos, dois netos e uma neta.

Fotos: Marcos Corrêa/PR e Divulgação