GDF disponibiliza 100 pontos de vacinação contra a gripe influenza

bernadetealves.com
Vacina contra a gripe

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Por isso, é importante tomar a vacina.

O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.


Em tempos de pandemia do novo coronavírus e do colapso da rede de saúde é importante que todos os grupos prioritários tomem a vacina para evitar mais internações.

bernadetealves.com
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza, lançada pelo Ministério da Saúde no dia 12 de abril vai até o dia 9 de julho, e é feita em três etapas para dar prioridade a vacina contra a Covid-19.


O Ministério da Saúde faz um alerta à população, que está no grupo prioritário atual, para que dê preferência à vacina da covid-19 por tratar-se de um vírus mais agressivo. Passados 14 dias, quem recebeu a vacina contra covid deve retornar à unidade de saúde para receber a vacina que previne a gripe.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza 100 pontos de vacinação contra a gripe influenza

A proteção da vacinação da gripe é contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B. A imunização dos grupos prioritários foi definida segundo critérios da Organização Mundial da Saúde.


O GDF disponibiliza 100 pontos de vacinação contra o vírus influenza, abertos de segunda a sexta em todas as Regiões Administrativas. Os endereços constam no site da Secretaria de Saúde.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza vacinação 2021 contra a gripe influenza em 100 postos


1ª fase – 12 de abril a 10 de maio

  • Trabalhadores da saúde;
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

A primeira etapa tem um público estimado em 391.783 pessoas, cuja meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desse público.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

2ª fase – 11 de maio a 8 de junho

  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Profesores de escolas públicas e privadas.

3ª fase – 9 de junho e 9 de julho

  • Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Forças armadas;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

A vacina contra a gripe é realizada em dose única. A exceção vale para crianças menores de nove anos de idade que nunca foram vacinadas contra o influenza. Neste caso, elas necessitam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas.

bernadetealves.com

Influenza e Covid-19


O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, lembra que a vacina é segura e efetiva para a prevenção da gripe influenza, e que é por meio dela que se consegue reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. De acordo com o secretário, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. “É importante que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, disse Medeiros.

Além disso, a recomendação é que pessoas com quadro que sugerem infecção por covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza. Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção pelo novo coronavírus, o ideal é que a vacinação seja adiada até a recuperação clínica total do quadro de covid-19 e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a do resultado positivo por PCR em pessoas assintomáticas.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza 100 pontos de vacinação contra a gripe 2021

Nas duas primeiras semanas da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Secretaria de Saúde já imunizou 54.546 pessoas. Da primeira etapa da vacinação, gestantes e puérperas foram os grupos com maior percentual de vacinados. Ambos atingiram 15,4% de cobertura. Em seguida, aparecem as crianças de seis meses a menores de seis anos, com 14,2% de cobertura. Considerando os trabalhadores de saúde, o índice de vacinação atingiu 12,6%.

A vacina da gripe influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade, e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Agência Saúde DF