Dia Internacional da Enfermagem: um tributo aos profissionais da ciência do cuidado

bernadetealves.com
A ciência do cuidado salvando vidas

O dia 12 de maio é considerado o Dia Internacional da Enfermagem, assim como o do Enfermeiro. Uma data para homenagear e lembrar os profissionais que estão na linha de frente do combate a Covid-19. Muitos perderam a vida para esta terrível doença tentando salvar a vida dos outros.

bernadetealves.com
Enfermagem: a ciência do cuidado salvando vidas

A enfermagem é a maior categoria e força de trabalho na área de saúde, presente em todos os níveis de atenção. Pela sua expressão dentro do sistema de saúde, essa área tem muito trabalho no enfrentamento a Covid-19. Os mesmos olhos que viram pacientes intubados, familiares aflitos e equipes inteiras correndo contra o tempo para enfrentar um vírus letal e salvar vidas, continuam serenos e espalhando a luz da esperança.

bernadetealves.com
Enfermeira Josilene, se protegendo contra Covid-19 para continuar salvando vidas


Nossos agradecimentos aos heróis da saúde por todo cuidado e dedicação na difícil batalha de salvar vidas. Um cuidado que envolve aspectos humanos, técnicos e científicos atuais, seguros e de qualidade. Um devotamento nos mais variados âmbitos da vida de um paciente que vão além da Ciência.

Com a pandemia da Covid-19, o mundo passou a olhar de uma outra forma os profissionais da saúde, principalmente os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ser enfermeiro, em tempos de pandemia é desafiador. Lidar com doenças, tristezas e com a morte constante é algo de coragem e de grande responsabilidade.


Na manhã desta quarta-feira,12 de maio, enfermeiros e técnicos de enfermagem, se reuniram em frente ao Congresso Nacional, para pressionar os parlamentares pela aprovação de dois projetos de lei em discussão na Casa e que tratam do aumento do piso salarial e da redução de carga horária para a categoria.

O PL 2295/2000, de autoria do senador Lucio Alcântara (PSDB-CE), prevê a limitação da carga horária de trabalho para 30h semanais. Atualmente, não há um limite à jornada de trabalho e os profissionais reclamam de abusos. Já o PL 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), pretende definir um piso salarial para os enfermeiros de todo o país.

bernadetealves.com
Enfermagem: a ciência do cuidado

Segundo o Senador Contarato, “A Enfermagem não merece só aplausos, merece dignidade salarial com fixação do piso nacional para a categoria. Esse é um reparo imprescindível que deve ser feito com urgência!”. A pedido do Senador na sexta-feira, 14 de maio, acontece sessão especial em comemoração ao dia dos Enfermeiros.


O presidente do Conselho Regional de Enfermagem no DF, Elissandro Noronha, diz que não dá mais para conviver com tanta injustiça e sacrifícios impostos a categoria. “Com tudo o que já se sabe, já não dá mais para esperar. Ou a realidade da Enfermagem muda agora, ou prevalecerá a crise de saúde pública deflagrada pela desvalorização da ciência do cuidado”.


O Dia da Enfermagem é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.

bernadetealves.com


Florence Nightingale (1820-1910) foi uma renomada Enfermeira inglesa que criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres. Recebeu a Ordem do Mérito, em 1901, durante a Era Vitoriana.


Viva quem cuida e salva vidas. Proteger a Enfermagem é proteger a saúde do Brasil.

Fotos: Divulgação