Morre Jaime Lerner, um dos mais influentes urbanistas brasileiros

bernadetealves.com
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná

É com pesar que registro o falecimento do Arquiteto e urbanista, Jaime Lerner, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, ocorrido nesta quinta-feira, dia 27. O ilustre cidadão brasileiro tinha 83 anos e estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, desde o dia 23.


A noticia foi comunicada em nota do hospital. “É com imenso pesar que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie informa que às 5h10 desta quinta-feira, 27 de maio, o ex-governador Jaime Lerner veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica. Lamentamos a perda e desejamos conforto aos familiares, em nome do Senhor”.


O curitibano era viúvo de Fani Lerner, e deixa as filhas Andrea e Ilana. O arquiteto e urbanista, Jaime Lerner, reconhecido mundialmente, deixa uma legião de amigos e grandes obras ligadas ao urbanismo, planejamento e transporte urbano.

bernadetealves.com
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná


Jaimer Lerner nasceu em Curitiba (PR) em 17 de dezembro de 1937. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a sua criação em 1965.

Lerner foi prefeito da cidade de Curitiba de 1971 a 1974; 1979 a 1983 e 1989 a 1993), No fim de seu primeiro mandato, o arquiteto ficou mundialmente conhecido pelo planejamento do transporte coletivo integrado na capital, instalando o sistema de transporte de BRT.


Jaime também foi governador do Paraná de 1995 a 1998 e também de 1999 a 2002. Durante a gestão, Jaime privatizou as principais rodovias do estado e o Banco do Estado do Paraná (Banestado). Lerner se afastou da política em 2003 e desde então se dedicava a projetos de arquitetura.


Jaime Lerner foi consultor de assuntos de urbanismo da Organização das Nações Unidas (ONU), além de presidir a União Internacional de Arquitetos (UIA) (2002 a 2005). Desenvolveu projetos de arquitetura e urbanismo para capitais brasileiras, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Natal, Aracaju, Campo Grande, Goiânia e a cidade de Niterói, no RJ. Também foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em outros países como Angola, México e Panamá.


Atuou de forma impecável para transformação da capital gaúcha.
Mudou a cara de Porto Alegre com a revitalização da Orla do rio Guaíba. Uma intervenção com mais de 55 hectares ao longo da margem do Lago Guaíba. Lerner foi convidado, em 2011, pelo prefeito de Porto Alegre, à época, José Fortunati, para realizar o projeto arquitetônico, por notório saber.


O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou na manhã desta quinta-feira, 27, que o trecho 3 da Orla do Guaíba a ser entregue à população em agosto deste ano receberá o nome de Jaime Lerner, um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil e do mundo. No local, também será instalado um busto em homenagem ao urbanista que desenvolveu projetos com reconhecimento internacional.


“O projeto idealizado por Jaime Lerner foi uma contribuição extraordinária e a que mais elevou a alma da nossa cidade em 249 anos” , declarou o prefeito Sebastião Melo, que em 2011 era vice-prefeito de José Fortunati.

bernadetealves.com
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, mundialmente conhecido pelo planejamento do transporte coletivo integrado

Em 2018, o ex-governador foi eleito o 2° urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista estadunidense Planetizen.


O ministro do STF, Edson Fachin, em nota afirmou: “O Paraná e o Brasil perdem uma de suas melhores inteligências. Jaime Lerner traduziu em vida uma respeitável carreira acadêmica, profissional, e de vida pública desvelada ao sentido permanente da existência. Fica a memória de quem com sensibilidade compreendeu o efêmero e com serenidade se inscreveu na história.”

Fotos:Divulgação