Pessoas com 59 anos começam a ser vacinadas contra Covid

bernadetealves.com
GDF inicia vacinação contra Covid em pessoas com 59 anos

O Governo do Distrito Federal inicia nesta segunda-feira, 7 de junho, a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com 59 anos que fizeram o agendamento no site vacina.saude.df.gov.br. O prazo para agendamento dessa parcela da população termina nesta segunda-feira (7/6). Quem não conseguir deverá aguardar a próxima abertura de vagas.


A nova política de atendimento adotada pelo governo estabelece um prazo de cinco dias para as pessoas que, por algum motivo, não comparecerem na data marcada, sejam vacinadas. Quem não procurar atendimento neste intervalo de dias perde o agendamento e a dose reservada que será remanejada para novos grupos.

Além das pessoas com 59 anos, os portadores de comorbidades a partir de 18 anos e os deficientes não cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem agendar a vacinação. Basta acessar o site vacina.saude.df.gov.br e selecionar o local, a data e o horário preferido entre os disponíveis.

bernadetealves.com
Osnei Okumoto, secretário de Saúde, Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil e Weligton Moraes, secretário de Comunicação, integrantes do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19


O Executivo local espera avançar e ampliar a campanha para pessoas com 58 anos ainda nesta semana. O Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF planeja diminuir as faixas etárias contempladas pela campanha a cada semana.


Durante o fim de semana, a campanha de vacinação ocorreu em seis pontos da cidade. No domingo (6/6), foram imunizadas 2.630 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até o momento, o Distrito Federal recebeu mais de 1,3 milhão de doses de imunizantes e aplicou 685,9 mil como primeira dose e 328 mil como reforço.

bernadetealves.com
Pessoas com 59 anos começam a ser vacinadas contra Covid-19 pelo GDF

A Secretaria de Saúde lembra que todas as vacinas são aplicadas em duas fases. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias.


Em relação à da Pfizer, a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”. Mas, no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou que a vacina seja administrada em um intervalo de 12 semanas (três meses), com base em uma experiência feita no Reino Unido.

bernadetealves.com
GDF inicia vacinação contra Covid em pessoas com 59 anos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue sem a necessidade de marcar horário para as pessoas com 60 anos ou mais e gestantes e puérperas com comorbidades. Os locais de vacinação estão disponíveis na site da Secretaria de Saúde.


Vacina é VIDA.


Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde DF, Agência Brasília e Divulgação