Diretora do setor de multas no Detran-DF é “campeã” de infrações

Ninguém está isento de fiscalização. Todo motorista tem obrigação de cumprir as leis de trânsito, porque então uma comissionada do Detran-DF, que tem cargo de direção, age em contra mão da legalidade?
Dar exemplo é fundamental para quem exerce atividade em órgão público, principalmente por quem tem a função de fiscalizar as leis de trânsito.
Digo isso depois de assistir o DFTV, da TV Globo e tomar conhecimento de que a diretora de Controle de Veículos e Condutores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Fernanda Curti, acumula pelo menos 33 multas de trânsito.
Ela é chefe do Controle de Veículos e Condutores, e de acordo com o organograma do Detran, está acima da Gerência de Registro e Controle de Penalidades e cuida de áreas como o Núcleo de Análise de Recurso e o núcleo de Análise de Defesa Prévia, setores que cuidam da aplicação das multas para todos os motoristas do DF, e que decidem se a pessoa deve, ou não, perder a carteira de motorista.

Entre as infrações acumuladas por Fernanda Curti está uma de recusa de fazer o teste de alcoolemia (bafômetro), em 30 de novembro de 2019. A multa de R$ 2.934,70 venceu em março de 2020, mas segundo um levantamento interno do Detran-DF, que a TV Globo teve acesso, até o mês de junho, o valor não havia sido pago.
Entre as infrações cometidas por Fernanda estão:
- Transitar acima da velocidade
- Avanço de sinal
- Estacionamento irregular
- Dirigir com habilitação vencida
- Dirigir sem licenciamento
À reportagem, a gestora afirmou que seu histórico como motorista não interfere nas funções no Departamento de Trânsito. Fernanda Curti diz que as infrações por recusa ao teste do bafômetro, pela falta de licenciamento e pela CNH vencida foram registradas em 2019, antes dela assumir o cargo atual. Ela admite que errou.

Como bem diz o professor especialista em trânsito, Carlos Penna, “Isso não aconteceria se fossem pessoas de carreira, concursadas, que tem de provar capacidade técnica e um passado ético para poder exercer o cargo”.
Fernanda Curti foi nomeada na Coordenação de Fiscalização do DF Legal para exercer o Cargo de Natureza Especial, Símbolo CNE-02, SIGRH 00001996, de Diretora, da Diretoria de Controle de Veículos e Condutores, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF, conforme o DODF de 18/3/2021. Salário de R$ 12 mil por mês.
Antes do cargo atual no Detran-DF, Fernanda teve passagem por outros órgãos do GDF. Em maio de 2019, ela entrou para o governo como assessora especial de comunicação da Casa Civil. Em fevereiro de 2021, foi nomeada na Coordenação de Fiscalização do DF Legal.
Fotos: TV Globo/Reprodução