Dia de Proteção às Florestas: preservar os ecossistemas é cuidar da vida

bernadetealves.com
Dia de Proteção às Florestas: preservar os ecossistemas é cuidar da vida

Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade e, consequentemente, a nossa existência e qualidade de vida.
Não só nesta data, é fundamental aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado.


Segundo o nosso folclore, a figura protetora dos ambientes florestais é o Curupira, chamado também de Pai do Mato, Caipora, Caiçara, Anhangá entre outros apelidos.


Este ser é uma espécie de duende, possui olhos e cabelo cor-de-fogo e pés virados pra trás para enganar depredadores da floresta. Os agressores são atraídos por essa figura para dentro da mata, se perdem pelo caminho e nunca mais retornam. A lenda também conta que os indígenas costumam levar presentes para evitar o terrível ataque do Curupira.

O Curupira pode ser apenas uma lenda, mas os defensores das florestas existem de verdade e cada dia se torna mais necessário defender o nosso patrimônio ambiental. Por isso, nesta data vamos fazer a nossa parte apoiando iniciativas para a proteção das florestas. Sem elas a fauna acaba. Os desiquilíbrios ambientais que advêm da derrubada da floresta podem causar diversos problemas a sociedade.

bernadetealves.com
Preservar as florestas é cuidar da vida

O Brasil abriga uma ampla diversidade de ecossistemas florestais, devido às diferentes condições climáticas e condições de solo encontradas em seu extenso território. Entre eles está a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, responsável por uma das mais importantes reservas genéticas de fauna e flora.


As florestas são imprescindíveis para a existência dos seres vivos:

bernadetealves.com
Preservar os ecossistemas é cuidar da vida


1As árvores retem poluentes, absorvendo o CO2 das atividades humanas e melhorando a qualidade do ar em nossas cidades. A conservação de árvores como locais para alojamento de ninhos é crucial para a sobrevivência de espécies como as abelhas em ambientes naturais e urbanizados.

2Este tipo de vegetação é responsável pela alimentação dos polinizadores e de outros animais. Sendo que, quando há desmatamento, muitas espécies são dizimadas devido à falta de alimentos;

3As florestas são absolutamente necessárias para o ciclo da água, pois contribuem para a formação de chuvas que abastecem diversas regiões. Elas auxiliam na retenção de água no solo, auxiliando a recarga de lençóis freáticos. Em tempos de seca, esta recarga é de suma importância para a manutenção do abastecimento. As matas ciliares, protegem cursos de água de contaminações que possam ser escoadas ao rio e mananciais.

4Desempenham um papel muito importante para a economia, pois são fonte de alimento e matérias-primas indispensáveis, como alimentos, compostos para fabricação de remédios, celuloses, cortiças e também madeiras.

5 – Possuem função cultural, ou seja, trazem benefícios não-materiais obtidos dos ecossistemas, como educacional, espiritual, recreação, estético e simbólico;

6 – Prestam suporte necessário para a produção de todos os outros serviços: formação do solo, ciclos dos nutrientes e produtividade primária.

Para colaborar com as florestas vamos consumir produtos de origem vegetal com certificado e priorizar matérias primas de reflorestamentos. Apoiar ações de conservação de floresta. Floresta em pé e renda combinam. Comunidades tradicionais, a exemplo, sobrevivem de extrativismo de castanhas e frutas da mata sem derruba-las. Não jogar lixo em locais inadequados, principalmente “bitucas” de cigarro para evitar as queimadas.

Fotos: Divulgação e Reprodução