Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura, morre aos 84 anos

É com pesar que registro o falecimento do cientista político Francisco Correa Weffort, ex-ministro da Cultura, ocorrido no domingo, dia 01, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Weffort foi vítima de um infarto do miocárdio, segundo a Casa de Saúde São José, na Zona Sul. No sábado ele desmaiou e chegou a ser preparado para uma cirurgia que previa a desobstrução de artérias e a colocação de uma válvula na aorta. Mas não resistiu aos procedimentos iniciais.
Weffort deixa a mulher, Helena Severo, e quatro filhas: Carolina, Helena, Cristina e Marina. Nossos sentimentos a família. Políticos e amigos lamentaram a morte do professor que pensava a democracia no Brasil.
O analista político participou da campanha das Diretas Já e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. O Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, de 1995 até 2003, quando foi substituído por Gilberto Gil.

Francisco Weffort era reconhecido como um dos principais intelectuais do país,foi autor de livros como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual Democracia?”, entre outros. Seu último trabalho publicado foi a obra “Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil”, em coautoria com o professor José Álvaro Moisés.
Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA. De volta ao Brasil, assumiu a chefia do Departamento de Ciência Política da USP.
Fotos: Reprodução Youtube e Ricardo Borges/Folhapress