Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura, morre aos 84 anos

bernadetealves.com
Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura e cientista político morre aos 84 anos


É com pesar que registro o falecimento do cientista político Francisco Correa Weffort, ex-ministro da Cultura, ocorrido no domingo, dia 01, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Weffort foi vítima de um infarto do miocárdio, segundo a Casa de Saúde São José, na Zona Sul. No sábado ele desmaiou e chegou a ser preparado para uma cirurgia que previa a desobstrução de artérias e a colocação de uma válvula na aorta. Mas não resistiu aos procedimentos iniciais.


Weffort deixa a mulher, Helena Severo, e quatro filhas: Carolina, Helena, Cristina e Marina. Nossos sentimentos a família. Políticos e amigos lamentaram a morte do professor que pensava a democracia no Brasil.


O analista político participou da campanha das Diretas Já e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. O Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), assumiu o Ministério da Cultura do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, de 1995 até 2003, quando foi substituído por Gilberto Gil.

bernadetealves.com
Francisco Weffort, ex-ministro da Cultura de FHC, cientista político e pensador


Francisco Weffort era reconhecido como um dos principais intelectuais do país,foi autor de livros como “Formação do Pensamento Político Brasileiro”, “Por que Democracia” e ” Qual Democracia?”, entre outros. Seu último trabalho publicado foi a obra “Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil”, em coautoria com o professor José Álvaro Moisés.


Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA. De volta ao Brasil, assumiu a chefia do Departamento de Ciência Política da USP.


Fotos: Reprodução Youtube e Ricardo Borges/Folhapress