SLU comemora 60 anos com exposição itinerante

O Serviço de Limpeza Urbana do DF comemorou os seus 60 anos inaugurando espaço que apresenta a história do órgão e sua importância na limpeza urbana de todo o Distrito Federal, no Venâncio Shopping, local onde tem sua sede há cerca de 20 anos.
A exposição itinerante do Museu da Limpeza Urbana, celebra o passado e o presente da limpeza urbana no Distrito Federal em seis décadas de existência e tem como meta aproximar a população da história do SLU.

O espaço foi cedido pela administração do shopping sem custos ao Governo do Distrito Federal (GDF) para a exposição itinerante, que terá duração de seis meses. O Museu da Limpeza Urbana fica no andar térreo do Venâncio Shopping, ao lado da praça de alimentação.
O Museu do SLU surgiu na década de 1960 por iniciativa do servidor Cícero de Lacerda, que hoje atua no papa-entulho de Santa Maria. Funciona desde 1996 em uma casa situada na Usina de Tratamento Mecânico Biológico de Ceilândia, na QNP 28 (Usina do P Sul), e conta com um acervo de 600 peças.

A exposição que conta a história do SLU foi inaugurada pelo governador Ibaneis Rocha e pelo presidente do SLU Silvio Vieira com a presença da administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro, da secretária de Turismo Vanessa Mendonça, dos empreendedores Rafael e André Venâncio e funcionários do SLU.
O governador Ibaneis Rocha visitou a exposição, que conta com diversas peças singulares encontradas em áreas de transbordo, além de um pouco da história do SLU e dos profissionais de limpeza urbana.
“Nós temos uma cidade extremamente limpa e bem-cuidada, e por trás disso existem homens, mulheres e máquinas que ajudam nessa limpeza. Brasília é uma cidade com qualidade de vida elevada, e isso tudo passa pelo trabalho feito pela turma do SLU”, disse o governador Ibaneis Rocha.
O presidente do SLU, Silvio Vieira, falou sobre a história da instituição e afirmou que as políticas públicas de limpeza urbana no DF estão seguindo as tendências modernas e se atualizando constantemente. “Por determinação do governador Ibaneis, o SLU tem se renovado, e temos muitas tecnologias, como o aplicativo. Estamos nos modernizando, e a população pode esperar o que sempre fizemos: muito trabalho e limpeza para a cidade”, afirmou.

“Nessas seis décadas, muita coisa aconteceu na gestão de resíduos sólidos e ainda está acontecendo. É uma trajetória que a população precisa conhecer para entender e colaborar com a separação dos resíduos para a coleta seletiva, algo que beneficia a todos”, disse o diretor-presidente do SLU, completou Silvio Vieira.

Ilka Teodoro, administradora do Plano Piloto, disse que meio ambiente, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos estão entre os assuntos importantes na gestão urbana. “Daí a importância de receber o Museu da Limpeza Urbana no Venâncio, área central da cidade. Que avancemos muito rumo à gestão de resíduos exemplar”.

André Venâncio falou da satisfação em abrigar a sede do Serviço de Limpeza Urbana em seu Shopping e de ceder espaço para possibilitar que as pessoas conheçam a trajetória do importante serviço público. “Este dia de alegria coroa uma relação de parceria entre o Venâncio Shopping e o SLU. Dos 60 anos desta prestigiosa instituição, 20 anos, um terço, como nossa inquilina. E como não poderia ser diferente, o Venâncio Shopping, que se preocupa com a gestão dos seus resíduos, tem a satisfação de apoiar o Museu da Limpeza Urbana. Uma amostra da importância do trabalho desenvolvido pelo SLU na nossa cidade”.

No espaço de 92 m2 localizado no térreo do Venâncio, estão expostos documentos e objetos, muitos deles encontrados no lixo, que datam desde a década de 1960. Os visitantes também podem conhecer no local os uniformes usados pelos garis ao longo dos 60 anos da instituição. Entre os objetos, destaque, ainda para telefones antigos, como orelhão, celulares analógicos e os primeiros digitais; quadros e fotografias das décadas de 1980 e 1990 com vários equipamentos de limpeza da época, além de informações e novidades sobre a gestão de resíduos sólidos.

O Museu da Limpeza Urbana itinerante tem como missão aproximar a população da história do SLU e homenagear as pessoas que escreveram a história deste importante serviço público. No acervo, além das peças encontradas no lixo, há espaço para apresentar novos equipamentos e tecnologias utilizados na limpeza urbana do Distrito Federal.
Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília e Telmo Ximenes